Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 18 de novembro de 2025

PORTO VELHO (RO) - Por determinação do prefeito Léo Moraes (PODE), a Secretaria de Infraestrutura do Município de Porto Velho (SEINFRA) deu abertura ao procedimento de rescisão do contrato de coleta de lixo com a empresa ECO PVH. A decisão foi encaminhada no final da tarde desta última segunda-feira (17) pelo secretário Thiago Catanhede.
“AUTORIZO a adoção das providências necessárias para a extinção do Contrato n. 028/PGM/2025 mediante rescisão unilateral por interesse da Administração, em razão do cumprimento irregular de normas editalícias e de cláusulas contratuais”, destacou Catanhede em sua decisão.
A ECO PVH vem realizando um serviço amplamente questionado pelos munícipes, deixando lixo acumulado, executando o trabalho de maneira indevida e espalhando resíduos pelas vias, entre outras denúncias.
Na mesma decisão, a prefeitura de Porto Velho deixa claro que, imediatamente ao cumprimento da rescisão unilateral, pode buscar meios para que o serviço retorne para a conhecida Marquise, empresa proprietária da ECO Rondônia, que presta serviços de coleta de lixo há várias décadas na capital.
“(...) considerando os problemas experimentados com a atual contratada e a possível necessidade de revisitar ou renovar a análise da habilitação técnico-operacional das classificadas, ou ainda se há meio idôneo para a retomada do serviço pela empresa ECO RONDÔNIA, haja vista ser a empresa que prestava o serviço anteriormente, em caráter precário, na forma que antecedeu a operação do contrato emergencial”, destaca trecho da decisão emitida pela prefeitura.
A ECO PVH será notificada da decisão e terá direito de responder aos questionamentos, apresentando ou não melhorias em seus serviços — o que ainda deixa alguma chance de a empresa permanecer responsável pela coleta. Resta aguardar os próximos dias para saber como ficará o serviço de lixo na capital rondoniense.