• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de dezembro de 2025

Padre Geraldo Siqueira e Dr. Cleiton Bach lançam livro sobre medicina e fé

A obra é fruto da união entre a experiência de um médico atuante nos conselhos de medicina e a cuidadosa...


Redação

Publicada em: 16/12/2025 09:37:59 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Na noite do último domingo (14), o padre Geraldo Siqueira e o oftalmologista Dr. Cleiton Bach receberam a comunidade e amigos para o lançamento do livro Medicina e Fé: A Jornada de um Médico Católico. O evento aconteceu após a Santa Missa das 18h, no salão paroquial da Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho.

A obra é fruto da união entre a experiência de um médico atuante nos conselhos de medicina e a cuidadosa supervisão teológica de um sacerdote. O livro percorre desde a sabedoria da Sagrada Escritura e os exemplos dos santos médicos até os dilemas mais complexos da bioética contemporânea, como a edição genética, a inteligência artificial e as decisões de fim de vida.

Medicina e Fé: A Jornada de um Médico Católico é um convite para que profissionais e estudantes redescubram a medicina como uma autêntica vocação: um chamado para ser verdadeiro auxiliar do Criador no cuidado com a humanidade.

“Foi um livro pensado com muito carinho, principalmente com esse olhar voltado aos médicos, estudantes de medicina e a todos os que se interessam pelo tema. É uma obra que nos ajuda a refletir que o ser humano é completo: não é só matéria, mas também alma, sentimento e emoção. O livro trabalha essas duas dimensões humanas — o lado espiritual e o técnico —, sendo que ambos são fundamentais”, explica o padre Geraldo Siqueira.

Para o Dr. Cleiton Bach, a parceria com o padre Geraldo foi motivo de grande satisfação, pois fé e ciência precisam caminhar juntas. “A fé e a ciência são como duas asas: se houver apenas uma, ninguém consegue voar. É necessário que a ciência continue se desenvolvendo, mas também que a fé volte a fazer parte da rotina dos médicos, para que possam atender melhor seus pacientes e alcançar o objetivo final, que é a cura ou, ao menos, o alívio do sofrimento”, afirma.

Segundo o autor, o livro é um compilado do ensinamento da Igreja sobre a medicina, desde a história da fundação das universidades e dos primeiros hospitais até a realidade atual.

“Vivemos um período sombrio, no qual a medicina e a ciência se afastaram da fé. Essa reaproximação é necessária para que, no fim, as pessoas que precisam da medicina recebam um atendimento digno, com o melhor que a ciência pode oferecer, incluindo também a espiritualidade por meio da fé”, completa Dr. Cleiton.

O arcebispo de Porto Velho, dom Roque Paloschi, também presente no evento, destacou a importância da obra ao reforçar que fé e ciência devem caminhar juntas.

“Este livro mostra, sobretudo, a conjugação da fé com a vida. Apresenta o testemunho de um médico cristão que faz da medicina o seu sacerdócio. É o encontro da mão que cura com o coração que acolhe. O paciente não é um número, não é apenas um diagnóstico, mas uma pessoa criada à imagem e semelhança de Deus, que precisa ser acolhida e amada”, destacou.

Dom Roque recordou ainda a frase de São Marcelino Champagnat — ‘para educar é preciso amar’ — e a adaptou ao contexto da medicina: “Para curar alguém, é preciso muito amor”.

“O livro ajuda a iluminar o caminho do profissional da saúde à luz da fé, aprendendo com Jesus a ouvir, acolher e curar, não por espetáculo, mas com o coração”, afirma Dom Roque.

O livro Medicina e Fé: A Jornada de um Médico Católico está disponível para venda na secretaria da Catedral Sagrado Coração de Jesus, no centro da cidade, em horário comercial, e também nos endereços a seguir.

Na loja Uiclap

Na Amazon

Também no site do doutor Cleiton Bach



Fale conosco