• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de dezembro de 2025

“Eu não tenho o direito de oferecer serviço pela metade”, diz Silvia Cristina

Deputada federal foi a entrevistada desta quinta-feira (18)


Redação

Publicada em: 18/12/2025 15:20:05 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo advogado e jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo, desta quinta-feira (18), recebeu a deputada federal Silvia Cristina (PP), que falou sobre as principais ações do seu mandato.

Logo no início da entrevista, a parlamentar destacou que o foco do seu trabalho é cuidar das pessoas, o que, segundo ela, se traduz em investimentos na saúde e no produtor rural.

“Quando eu falo em cuidar das pessoas, não é apenas saúde — que já virou uma marca —, mas também do homem e da mulher do campo, das entidades rurais, do IFRO. Tudo isso é implantado por meio do projeto Cidadania Plena, que é um sucesso”, afirmou.

A deputada também anunciou um novo programa de política pública que irá fomentar a criação de carneiros no estado, fruto da atuação do seu mandato em parceria com entidades.

“Estamos com um projeto ousado, que prevê a implantação de um abatedouro de ovinos na cidade de Espigão do Oeste. Chama-se Projeto Cordeiro de Rondônia e tem como objetivo estimular a criação de carneiros no estado”, explicou.

Outro tema abordado foi o Projeto Olhar do Amor, que já realizou mais de seis mil cirurgias de catarata. Segundo Silvia Cristina, a iniciativa reforça o compromisso do mandato em oferecer um atendimento completo à população.

“O Olhar do Amor não é um mutirão, é um trabalho contínuo. O cidadão passa pela consulta, realiza a cirurgia, recebe os óculos, os medicamentos e ainda conta com atendimento pós-cirúrgico. Eu não tenho o direito de oferecer serviço pela metade”, destacou.

A luta contra o câncer também é uma marca do trabalho da deputada, que fez história na Câmara Federal ao aprovar uma lei que estabelece regras detalhadas para o tratamento da doença no Brasil.

“Nós aprovamos a política nacional que define os protocolos para o tratamento do câncer. Essa lei já está em vigor e portarias estão sendo publicadas. É um marco na luta contra essa doença”, ressaltou.

Silvia Cristina também fez duras críticas à insegurança jurídica enfrentada por produtores rurais em Rondônia e defendeu mudanças estruturais para garantir a proteção do patrimônio dessas famílias.

“Nossos produtores vivem um verdadeiro terror. Compram a terra, escrituram, e anos depois são expulsos pela força do Estado. Isso está acontecendo em várias regiões rurais de Rondônia. Essas famílias têm o direito de dormir tranquilas, sem medo de perder sua propriedade. Há áreas suficientes para evitar esse drama; falta organização para que o produtor não pague esse pato”, afirmou.

Por fim, a deputada anunciou a realização de uma audiência pública em Porto Velho para debater a possível concessão da hidrovia do rio Madeira.

“Iniciamos o diálogo com todas as partes envolvidas. A concessão não passa pela Câmara Federal, mas não quero que se repita o que aconteceu com a BR-364. Já temos uma pré-agenda para fevereiro, quando realizaremos uma audiência em Porto Velho para ouvir toda a comunidade”, concluiu.

Veja A Voz do Povo:


Fale conosco