• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de dezembro de 2025

“Estamos neste mundo para servir a Deus”, diz Dom Roque Paloschi

O arcebispo de Porto Velho foi o entrevistado do programa A Voz do Povo


Redação

Publicada em: 23/12/2025 17:12:50 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo, desta terça-feira (23), recebeu o arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, que falou sobre a Palavra de Deus, sua trajetória pastoral e reflexões sobre o mundo atual.

Logo no início da entrevista, Dom Roque destacou sua admiração pelo rádio e pelos desbravadores da comunicação em Rondônia, em especial os pioneiros da Rádio Caiari, fundada há mais de 60 anos no estado.

“O que me vem à mente é a minha eterna gratidão aos homens e mulheres que se dedicaram a inaugurar uma rádio na Amazônia ainda nos anos 60. Nossa gratidão especial a Dom João Batista Costa, responsável pela criação da Rádio Caiari”, afirmou o arcebispo.

Dom Roque também relembrou sua própria relação com o rádio, que sempre esteve presente em sua vida diocesana.

“Na minha primeira paróquia, um velho padre me falou sobre a importância do rádio. Fomos chamados de loucos quando pedimos uma transmissora para a cidade de Ariquemes. Tenho 69 anos e, ainda na universidade, eu afirmava que o rádio sempre iria prevalecer, independentemente das mudanças no mundo”, comentou.

Segundo o arcebispo, a união das pessoas em torno da prática do bem é uma das maiores provas de que a Igreja continua viva e atuante.

“Somos semeadores. Quando vemos pessoas de pensamentos diferentes contando suas histórias, isso é sinal da Igreja. Muitos jovens nos procuram pedindo indicações de livros para fortalecer a fé. A Igreja não está na Amazônia em busca de ouro ou prata, mas para promover e valorizar a vida”, ressaltou.

Ao falar sobre a função social da Igreja, Dom Roque destacou o trabalho desenvolvido pelas pastorais sociais, especialmente em momentos de crise.

“As pastorais sociais estão vivas e atuantes em favor do bem-estar coletivo. Durante a pandemia, vimos ações de humanidade muito significativas. Hoje, pessoas de todas as idades e profissões servem aos mais pobres, mostrando o verdadeiro papel da sociedade cristã”, disse.

Sobre a missão humana na Terra, o arcebispo reforçou que a vida é um dom concedido por Deus e que servir é parte essencial desse chamado.

“Não estamos aqui para competir, estamos aqui para servir. Quando vejo homens e mulheres de alto nível social lavando louça e servindo comida, sinto alegria, pois esse é o verdadeiro papel da Igreja de Cristo na Terra”, afirmou.

Dom Roque também destacou que pequenas ações cotidianas contribuem para o fortalecimento da santidade cristã.

“A santidade é um apelo que Jesus faz a todos nós. A caridade não é algo secundário, pois Deus está na caridade. Muitos lugares superam catástrofes por meio de pequenos gestos, e muitas famílias se dedicam ao cuidado com o meio ambiente e ao apoio aos mais necessitados”, explicou.

Por fim, o arcebispo fez referência ao capítulo 25 do Evangelho de Mateus, deixando uma mensagem de reflexão.

“Jesus nos ensina que, todas as vezes em que ajudamos quem precisa, é a Ele que estamos ajudando. E, quando deixamos de ajudar o mais pobre, é a Ele que estamos negando auxílio”, concluiu Dom Roque Paloschi.

Veja A Voz do Povo:


Fale conosco