Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 7 de janeiro de 2026

PORTO VELHO (RO) - Com o início do período carnavalesco previsto para o próximo dia 12 de fevereiro, em Porto Velho, os preparativos relacionados à segurança pública já começam a ser intensificados pelas autoridades.
Uma reunião realizada com a participação de representantes do poder público municipal, comerciantes informais e da Polícia Militar de Rondônia (PM/RO), definiu medidas importantes com o objetivo de garantir a integridade física dos foliões durante os eventos.
Entre as normas de segurança apresentadas pelo tenente-coronel PM Wilton Nascimento Amorim, está a proibição da venda de espetinhos de churrasco no formato tradicional, utilizando palitos de madeira.
De acordo com o oficial, esse tipo de material acaba sendo frequentemente utilizado como objeto perfurante em situações de conflito, transformando-se em arma nas mãos de pessoas mal-intencionadas, o que coloca a população em risco e dificulta o trabalho do efetivo policial.
A PM destaca que a medida não é nova, já tendo sido adotada em carnavais anteriores. No entanto, em 2026, a fiscalização será realizada de forma mais rigorosa, com o objetivo de reduzir ocorrências e garantir um ambiente mais seguro para todos.
Os comerciantes informais terão de se adequar, realizando a venda do famoso churrasquinho em pratos descartáveis.