Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 13 de janeiro de 2026

PORTO VELHO - RO - Um levantamento divulgado pelo portal UOL lançou luz sobre a atuação de parlamentares que apresentaram projetos de lei com potencial de atingir diretamente setores econômicos nos quais mantêm interesses empresariais. O estudo analisa a sobreposição entre a atividade legislativa e os negócios privados de políticos com forte inserção no mercado.
Entre os nomes mencionados está o senador Jaime Bagattoli (PL-RO). O parlamentar é conhecido por sua atuação no agronegócio, sendo produtor rural com extensas propriedades no estado de Rondônia, além de controlador de um grupo empresarial com ramificações em diferentes segmentos da economia.
De acordo com o levantamento, Bagattoli figura entre os congressistas cujas iniciativas legislativas dialogam com áreas nas quais possui atuação direta, como transporte e o setor de combustíveis, onde mantém empresas e investimentos consolidados.
A publicação não aponta ilegalidade automática nas proposições, mas destaca o debate recorrente sobre conflito de interesses no exercício do mandato parlamentar, especialmente quando projetos podem gerar efeitos econômicos favoráveis a atividades privadas dos próprios autores.
O levantamento do UOL insere o nome do senador rondoniense em um contexto mais amplo de discussão sobre transparência, ética e os limites entre a representação política e os interesses empresariais no Congresso Nacional.
CLIQUE NO LINK E VEJA A MATÉRIA DO OUL: https://noticias.uol.com.br/co...