Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 6 de abril de 2026

PORTO VELHO, RO - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta segunda-feira (06/04) recebeu a psicóloga Sônia Marini, que destacou a criação da cadeira 'Elisa', equipamento que vem mudando a forma como mulheres vivenciam o trabalho de parto na rede pública de saúde de Porto Velho.
Durante a entrevista, a especialista explicou que a cadeira foi desenvolvida para proporcionar mais conforto, segurança e liberdade de movimento às gestantes, permitindo posições mais naturais, como a de cócoras, o que favorece a ação da gravidade e respeita o ritmo do corpo da mulher no momento do parto.

Segundo Sônia Marini, a inspiração surgiu a partir da observação da realidade nas maternidades, aliada a lembranças familiares e à pesquisa sobre práticas dos povos originários da região. “Percebi que faltava alguma coisa, daí eu lembrei da minha história, que a minha mãe teve os filhos de cócoras, mas também dos povos originários daqui. Eu queria deixar a mulher mais confortável”, afirmou.
A cadeira 'Elisa' possui estrutura de ferro e alças de tecido impermeável, sem motores ou qualquer tecnologia eletrônica, permitindo que a gestante mantenha os pés firmes no chão e tenha autonomia para mudar de posição durante o trabalho de parto. A proposta é facilitar a dilatação, auxiliar na descida do bebê e reduzir a necessidade de intervenções médicas.
O equipamento recebeu esse nome em homenagem ao primeiro bebê que nasceu com o seu auxílio e já vem sendo utilizado também em sessões de fisioterapia pélvica durante o pré-natal, ajudando na preparação corporal das gestantes.
Além do tema da humanização do parto, Sônia Marini também abordou a importância do cuidado com a saúde mental, destacando que ansiedade, estresse, irritabilidade e alterações no sono precisam ser observados com atenção. “Cuidar da saúde mental é essencial para viver com mais equilíbrio, segurança e qualidade de vida”, ressaltou.
A entrevista evidenciou a relevância da cadeira 'Elisa' como uma inovação simples, mas de grande impacto na saúde pública, reforçando o protagonismo de uma criação desenvolvida em Porto Velho e voltada ao bem-estar das mulheres.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA AQUI: