Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 22 de abril de 2026

PORTO VELHO - RO - A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizaram, nessa terça-feira (21/4), a Operação Iterum III, para combater o garimpo ilegal no Rio Madeira, em Rondônia, bem como crimes correlatos, como associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.
Durante a operação, foram inutilizadas 15 dragas e motores utilizados na extração irregular de minério. Também foram apreendidos diversos objetos utilizados ilicitamente nas atividades garimpeiras ilegais.
O material recolhido servirá de subsídio às investigações em curso, tendo sido instaurado inquérito policial para apurar os fatos, para identificar os financiadores das operações criminosas e para responsabilizar os executores, nos termos da legislação penal e ambiental vigente.