Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 21 de maio de 2026

PORTO VELHO, RO - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta quinta-feira (21/05) recebeu o secretário de Segurança Pública de Rondônia, coronel Pachá, que fez uma ampla defesa das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado no combate à criminalidade, rebateu críticas de adversários políticos e apresentou números que, segundo ele, demonstram redução significativa nos principais índices de violência em Rondônia.
Durante a entrevista, o secretário afirmou que o período eleitoral deve intensificar ataques à segurança pública e à saúde, áreas que historicamente concentram cobranças da população. Mesmo reconhecendo que o problema da criminalidade ainda preocupa, Pachá destacou que o enfrentamento ao crime organizado exige trabalho permanente de inteligência, integração entre forças policiais e investimentos em tecnologia.
“O crime existe e não vai acabar nunca. Isso é uma luta constante do bem contra o mal. O bem trabalhando dentro das regras, buscando cumprir e aplicar a lei, enquanto o mal atua fora dela, causando prejuízos às famílias e à sociedade”, declarou.
O secretário também chamou atenção para o avanço das facções criminosas em todo o país e afirmou que Rondônia atua para impedir a consolidação desses grupos dentro do estado. Segundo ele, o fortalecimento da inteligência policial e das operações integradas tem sido decisivo para frear a atuação criminosa.

Pachá destacou a implantação de ferramentas como tótens de monitoramento e a muralha eletrônica, sistemas que, conforme explicou, já contribuíram diretamente para investigações, prisões e redução de crimes. Ele ainda enfatizou o trabalho conjunto entre Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Polícia Federal nas operações de combate ao crime organizado.
Entre as ações citadas, o secretário mencionou a atuação da Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado, coordenada pelo Ministério Público através do Gaeco, além da parceria com a Ficco, estrutura federal instalada na Polícia Federal para operações integradas de inteligência.
Ao detalhar os resultados das forças de segurança, Pachá afirmou que Rondônia registrou queda de 14% nos homicídios dolosos entre 2022 e 2025. Segundo ele, nos quatro primeiros meses deste ano a redução foi ainda mais expressiva, chegando a 27% na comparação com o mesmo período do ano passado.
“O ano mais crítico do governo Coronel Marcos Rocha foi 2022. Nós pegamos esses dados e fizemos um comparativo até 2025. Os índices mostram redução importante e isso é fruto de trabalho, integração e investimento”, afirmou.
Sobre feminicídios, o secretário reconheceu preocupação com os números registrados nos últimos anos, mas destacou uma redução acentuada em 2026. De acordo com ele, houve queda de 80% nos primeiros quatro meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2025.
Pachá fez questão de explicar os números em dados absolutos para evitar distorções estatísticas. Segundo o secretário, de janeiro a abril de 2025 foram registrados 10 feminicídios no estado, enquanto no mesmo período deste ano ocorreram dois casos.
Apesar da queda, o titular da Sesdec ressaltou que esse tipo de crime representa um dos maiores desafios para as forças de segurança por ocorrer, na maioria das vezes, dentro do ambiente familiar.
“A prevenção do feminicídio é muito mais difícil porque geralmente é um crime que acontece entre quatro paredes. Existem medidas protetivas e programas preventivos, mas infelizmente muitos desses casos acontecem dentro de relações já marcadas por conflitos”, explicou.
O secretário também reforçou que o governo continuará ampliando investimentos em inteligência, monitoramento eletrônico e integração policial para impedir o fortalecimento das organizações criminosas em Rondônia e manter a redução dos índices de violência no estado.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA AQUI: