Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 26 de junho de 2026

Uma cadela comunitária atropelada na semana do Natal de 2025 e que permaneceu meses sem atendimento veterinário foi resgatada junto com seus três filhotes pela equipe de Proteção e Bem-Estar Animal em Porto Velho. O caso reforça a importância da rede de atendimento gratuito disponível no município para situações de urgência envolvendo animais.
Segundo relato do responsável, o animal foi atingido por uma motocicleta que não parou para prestar socorro. Na época, a cadela estava prenha e, mesmo sem assistência adequada, conseguiu dar à luz quatro filhotes. Um deles já havia sido doado anteriormente, enquanto os outros três foram recolhidos junto à mãe após a ação de resgate.
O caso também chama atenção para o serviço oferecido pela gestão municipal. Famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) têm acesso a atendimento veterinário gratuito em situações de acidentes envolvendo cães e gatos.
Nessas ocorrências, o animal pode ser levado diretamente à clínica credenciada. Após alta médica, a pessoa que realizou o resgate fica responsável por dar continuidade ao tratamento em casa.

Quando não há condições de transporte até a unidade, a orientação é acionar a Proteção Animal da Prefeitura de Porto Velho pelo WhatsApp (69) 98423-4091, garantindo o encaminhamento adequado do caso.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Arthur Borin, destacou o fortalecimento das ações de proteção animal no município.
“Estamos estruturando uma política pública cada vez mais eficiente para garantir atendimento rápido e gratuito em situações de urgência. O objetivo é assegurar que nenhum animal fique sem cuidado, principalmente em casos de atropelamento ou abandono, fortalecendo a rede de proteção e incentivando a guarda responsável”.
O prefeito Léo Moraes destacou a ampliação das ações voltadas à causa animal no município.
“A gestão municipal está fortalecendo uma rede de proteção que garante atendimento gratuito em situações de emergência. Nenhum animal deve ficar desassistido por falta de informação ou de acesso. Também contamos com a colaboração da população para acionar nossos canais sempre que necessário”.
A gestão municipal reforça ainda que as feiras de adoção seguem sendo realizadas como forma de incentivar a adoção responsável e reduzir o abandono de animais na capital.