Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Um dos principais pilares da economia local, o agricultor tem o reconhecimento da Prefeitura de Porto Velho, pelo que representa para a capital, sobretudo na produção dos alimentos. No Dia do Agricultor, celebrado neste 28 de julho, o município reafirma o compromisso de contribuir para que o homem e a mulher do campo sejam valorizados.
Das mãos de quem cultiva vegetais, hortaliças e frutas vêm uma parte significativa da economia do município. E para este personagem, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Semagric) trabalha para dar suporte e garantir que este setor siga evoluindo tanto em produtividade quanto em qualidade.
O compromisso do poder público municipal com o fortalecimento da agricultura está nos vários programas executados pela Semagric, a principal parceira do setor.
TRANSPORTE
As iniciativas foram elencadas por Luiz Cláudio, secretário da Semagric. Ele destacou a recuperação de estradas vicinais, que servem para o escoamento da produção, com aproximadamente 7 mil quilômetros revitalizados, além dos programas de incentivo.
“Temos o Pró-café, que já distribuiu mais de 2 milhões de mudas; o Pro-calcário, que transporta este importante insumo das jazidas até as propriedades rurais em parceria com o pequeno agricultor”, apontou Luiz Cláudio.
Ele explica que igualmente importante para estimular a produção agrícola são os investimentos com a mecanização agrícola, com tratores de pneus, e o programa de agroindústria.
“A Prefeitura de Porto Velho incentiva a diversificação da produção na agricultura familiar para que sejam mais amplas as opções de renda. O agricultor tem apoio integral do prefeito Hildon Chaves”, assinalou o secretário.
Outra forma de incentivo à qualidade na produção agrícola, segundo Luiz Cláudio, é o funcionamento adequado do Sistema de Inspeção Municipal (Sim), que certifica as agroindústrias e empresas que trabalham com manipulação de alimentos na área animal.
Ao parabenizar os agricultores, Luiz Cláudio lembrou que a população também é beneficiada com os incentivos do município, pois tem acesso a produtos frescos e de qualidade nas feiras livres que acontecem praticamente todos os dias.
Segundo ele, os produtos saem direto das lavouras para a venda direta ao consumidor. “Transportamos a produção dos pequenos agricultores para as feiras livres e para o Mercado do Produtor, aproximamos quem produz de quem compra”, concluiu.