• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

Pescador flagra candiru tentando ‘comer’ arraia viva no rio Madeira em Porto Velho

Candiru é conhecido como peixe vampiro, pois se alimenta de sangue de outros animais.


Jheniffer Núbia, g1 RO

Publicada em: 24/06/2022 10:34:05 - Atualizado

O pescador esportivo João Cordeiro estava no rio Madeira quando puxou a linha e observou que tinha fisgado uma arraia, em Porto Velho. Ao tirar o animal da água, ele foi surpreendido por um candiru que tentava entrar na arraia para ‘comê-la’ viva.

No vídeo acima é possível ver o momento em que João puxa a arraia do rio e o candiru tenta entrar nas brânquias dela. O peixe vampiro acaba sendo retirado pelo pescador.

O candiru é da família Trichomycteridae, que engloba mais de 280 espécies, com cerca de 40 gêneros. Ele é um parasita que se alimenta de outros peixes, e pode chegar a medir até 30 centímetros. Esse peixe é hematófago, ou seja, se alimenta do sangue de outros animais e alguns vivem em forma de parasitas nas brânquias de outros peixes. Na região em que está presente, ele é muito temido.

João que nas horas vagas se aventura praticando pesca esportiva por rios da região, já registrou outros “encontros” com o candiru. Ele contou ao site, que pela frequência de encontros com o animal não se surpreende mais com a sua força.

“O que me fez pensar durante essa pesca é que eu não sabia que até arraia ele [candiru] pegava” diz.

Acompanhado com a câmera para guardar os registros das suas pescarias, João lembra de outro momento em que foi surpreendido pelo peixe vampiro: quando o candiru devorou a metade de um peixe fisgado durante uma pescaria.

“Já vi candiru vindo junto com o peixe, mas dessa forma foi a primeira vez”, disse.

Peixe foi atacado por candirus no momento em que foi fisgado no rio Madeira, em Porto Velho — Foto: Reprodução/Instagram/João Cordeiro

Em outra pescaria, ele fisgou um peixe que estava acompanhado por um pirarucu. Na ocasião, o pescador relatou o quanto o animal é voraz e “sanguinário”.

“Os candirus que entram nas pessoas, esses entram na uretra, em qualquer buraco que ele achar ele entra. Ele é pequeno, mas é voraz. Ele é atraído por sangue, urina, calor”, conta.


Fale conosco