• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 22 de maio de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 10/11/2023 10:12:25 - Atualizado

1918 – O governo do Amazonas lança campanha de plantio da Mamona, para atender à demanda, e sugere a região de Porto Velho como detentora de terras capazes de atender à proposta.
1955 – O governador Jesus Hosanah pediu demissão do cargo, o 6º a governar o Território do Guaporé, “que caminha a passos rápidos para o seu largo futuro”, disse ele em seu pedido de demissão.
1986 – Faltando cinco dias para a eleição geral no Estado, e eleição do primeiro governador, o TRE informa que não conseguiu entregar nem 60% dos títulos eleitorais.
1990 – A duas semanas do returno da eleição a governador, os dois candidatos, Valdir Raupp e Osvaldo Piana, aceleram suas campanhas em busca agora do voto indeciso.
1999 - O presidente Fernando Henrique Cardoso assina o Decreto 3.238 que dá à região do Lago do Cuniã, em Porto Velho, a condição de Estação Ecológica

COMEMORE
Dia Mundial do Trigo. Dia mundial da ciência pela paz e pelo desenvolvimento (Unesco). Dia nacional de prevenção e combate à surdez. Dia Nacional do Intensivista. Dia Mundial do ceratocone.
Católicos celebram São Leão Magno, Santo André Avelino

BRASIL
1937 — Instaurada a 3ª República Brasileira e a nova Constituição Republicana, a “Polaca”. 2009 - Apagão deixa parte do Brasil e também o Paraguai sem energia, devido a uma falha na Usina Hidrelétrica de Itaipu.

MUNDO
1483 - Nascimento do sacerdote Martinho Lutero (+ 1546) – líder da Reforma Protestante. 1619 – René Descartes teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico. A ONU aprova a Resolução 3379, determinando que o sionismo é uma forma de racismo.

FOTO DO DIA

Sob responsabilidade do ICMbio, órgão do governo federal que concede, ou não, autorização para visitar a região, e o turista deve conseguir primeiro uma licença para a visita.
Na RESEX há o lago principal nomeado como Cuniã e em volta há cerca de outros 63 lagos com nome e localização. Para chegar no local, é preciso descer o rio Madeira, no sentido do Amazonas.

O Cuniã é um lago cercado pela floresta, com milhares de pássaros, botos cor-de-rosa, jacarés, e muito pirarucu, que só pode ser pescado com uso de arpões, conforme a lei federal.
(F. revoada das garças, fim de tarde no Cuniã)

Criada em 199 por decreto assinado pelo presidente Fernando Henrique, a Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, é localizada no município de Porto Velho, distante 130 Kms da capital.
Cuniã é o nome pelo qual é conhecido o lago principal, mas na área da reserva há mais de 50 deles, e lá residem dezenas de famílias, com atividade econômica gerada pela pesca, agricultura, extrativismo vegetal e manejo de seu principal atrativo aos turistas, o jacaré.



Fale conosco