• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 30 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 05/04/2024 10:49:51 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: 1923 – Instalada, presidida pelo “sr. H. Sievers”, a Liga Desportiva Porto-Velhense”, a 1ª entidade do desporto local.

1937 – Pelo Decreto-lei 1547 o Governo brasileiro rescinde o contrato com a empresa Madeira-Mamoré Railways que explorava a EFMM.

1955 – José Ribamar de Miranda toma posse como governador do Território (até outubro de 1956).

1970 – Portaria assinada pelo ministro Dias Leite, das Minas e Energia, proíbe a garimpagem manual (de cassiterita) na Província Estanífera do Brasil (Rondônia e partes do Acre e Amazonas).

1978 - Reportagem do Jornal Alto Madeira denuncia: “Madeira-Mamoré está a leilão”. A ferrovia, fechada em 1966 e paralisada em 1972, tem seu acervo leiloado.

1988 – Dois professores, dois alunos e uma funcionária administrativa, mantém “greve de fome” na Unir, pela exoneração do reitor professor Álvaro Lustosa.

HOJE É

Dia Nacional das Telecomunicações. Dia Nacional do Filho. Dia do Propagandista Farmacêutico. Dia dos Fabricantes de Material de Construção.

Católicos celebram Santa Irene, São Vicente Ferrer

BRASIL

1928 – A professora Celina Guimarães Viana (1890/1972) é a primeira mulher a votar no Brasil, em Mossoró/RN. 1968 —O movimento Frente Ampla é definitivamente proscrita. 2010 — Forte temporal no Rio de Janeiro provoca cerca de 210 mortes.

MUNDO

1976 — Começa, na Praça da Paz Celestial (Pequim) o Incidente em Tian'anmen, um protesto contra a repressão do regime chinês.

FOTO DO DIA

GUEDES, UM ESQUECIDO (III)

Em 1975 a “corrida para o noroeste” estava em pleno vigor. O volume era muito maior que o melhor planejamento. O coronel Humberto Guedes assumiu o governo, o 26º desde a criação do Território, faziam já 32 anos.

Ele estivera uma vez em Porto Velho, a serviço da Inspetoria Geral de Polícias Militares. Nomeado, a única ordem recebida em Brasília foi exonerar o prefeito de Porto Velho, o advogado Odacir Soares.

“Odacir foi o 1º comparecer ao gabinete. Eu disse que ele estava exonerado”, e isso pode ter sido uma das causas de suas dificuldades iniciais. Odacir era jornalista, presidente regional do partido governista, a Arena, e casado com uma jovem de importante família de Porto Velho.

Segundo jornais da época, além de alvo preferencial do MDB – cujas lideranças foram contra a criação da cidade de Ariquemes, também lideranças da Arena o importunavam.

Ainda assim o penúltimo governador do Território começou a trabalhar, merecendo um destaque especial seu secretário de Planejamento, o economista Luiz Cezar Auvray Guedes (FOTO), a quem muitos reputam parcela considerável do sucesso do governo de seu pai.


Fale conosco