Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
Considerando a suspensão das aulas e a alteração do calendário escolar, devido ao estado de calamidade em saúde pública em Rondônia, a Casa Militar informa aos entes municipais, estaduais e federais envolvidos no Projeto Rondon, que a Operação Teixeirão II, que aconteceria durante o recesso escolar em julho deste ano, está adiada para o recesso do próximo ano letivo, em 2021.
O projeto visa capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem o cidadão, a cultura local e promovam o intercâmbio de informações. Como definido no Edital Oficial da Operação Teixeirão II, “com a participação de instituições de ensino superior, que devem propor ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, para o desenvolvimento e fortalecimento da cidadania do estudante universitário, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes…”, com preparação de oficinas a serem realizadas nas escolas estaduais.
A alteração do calendário escolar deste ano, que não tem previsão de retorno em função da pandemia de coronavírus no Estado, segundo o documento de informação encaminhado pelos responsáveis pelo projeto, pode acarretar no cancelamento do recesso e, por isso, inviabilizar a realização da Operação Teixeirão II, que utiliza as escolas para alojamento e promoção de oficinas das equipes de rondonistas.
A Diretoria Militar considera também a previsão de pleito eleitoral municipal no segundo semestre do ano, com a eleição de prefeitos e vereadores, havendo, portanto, mudança nos executivos e dificultando a execução da operação, não sendo possível garantir que todos os acordos sejam cumpridos pelas novas administrações.
O adiamento está embasado no item 15.2 Edital nº 1/2019, da Casa Militar – Direm, que trata sobre o Projeto Rondon regional, Operação Teixeirão II. “A operação poderá ser adiada ou cancelada a qualquer momento, pela Casa Militar do governo do estado de Rondônia, no todo ou em parte, sem, contudo, ensejar em indenização de qualquer espécie às IES selecionadas e a seus rondonistas”.
Quando o calendário escolar de 2021 estiver definido, a nova data deverá ser informada aos entes envolvidos e qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo telefone (69) 98413-1699.