• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram 1ª aparição de Nossa Senhora de Fátima a três crianças, que disseram tê-la visto azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 13/05/2021 10:40:55 - Atualizado

RONDÔNIA

Em 1750 – Portugal e Espanha admitem que violaram o Tratado de Tordesilhas e assinam o Tratado de Madri, fixando as fronteiras das suas colônias na América do Sul. Em 1945 – O Ministério da Guerra determina ao Exército criar a 2ª Companhia Rodoviária Independente, com a missão de abrir uma estrada no sentido sul do então Território, a partir de Porto Velho.

COMEMORA-SE: Assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, então regente do Império do Brasil, que extingue a escravidão no país. Dia Nacional do Chefe de Cozinha. Dia da Nacional da Fraternidade. Dia do Automóvel e Dia do Zootecnista. Dia em que umbandistas homenageiam as entidades chamadas “pretos velhos”.

Católicos lembram 1ª aparição de Nossa Senhora de Fátima a três crianças, que disseram tê-la visto azinheira, na Cova da Iria, perto de Fátima, Portugal.

FATOS

1809 — Dom João VI cria a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, predecessora da Polícia Militar (RJ); 1926 — Inaugurada a Ponte Hercílio Luz na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. 1929 — Nasce Angela Maria, cantora brasileira. 1933 — Nasce Waldick Soriano, cantor e compositor brasileiro. 1967 — Entra no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes. 1981 — O turco Mehmet Ali Ağca tenta assassinar o Papa João Paulo II na Praça de São Pedro, no Vaticano, mas o papa sobrevive.

FOTO DO DIA

Há 104 anos, em 1917, três crianças que pastoreavam carneiros na Cova da Íria, na localidade de Fátima, em Portugal, contaram terem visto uma senhora em meio a muita luz sobre uma pequena azinheira. As aparições aconteceram sempre a cada dia 13 dos meses seguintes, até outubro – exceção do dia 13 de agosto quando as crianças foram sequestradas para não irem ao encontro. A Igreja foi iniciada em 1952, chamada apenas “Capela do Areal”. A paróquia foi criada em 1953 e a introdução da imagem do Sagrado Coração de Maria foi a 1º de janeiro de 1954, sendo que em 1955 passou à condição de paróquia e seu primeiro vigário foi o padre Mário Castagna. A paróquia é responsável pela igreja mais antiga de Porto Velho, a de Santo Antonio, inaugurada em 1913 na antiga cidade do mesmo nome, desde 1945 um bairro de Porto Velho. Na foto, o Altar-mor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Areal.


Fale conosco