• Porto Velho

    quarta-feira 16 de junho de 2021

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Dia Internacional da Prostituta. Dia Internacional do Pólen. Católicos lembram São Marcelino e São Eugênio.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 02/06/2021 10:46:18 - Atualizado


RONDÔNIA

1776 – Começa a construção do Real Forte do Príncipe da Beira, no Rio Guaporé, hoje parte do município de Costa Marques, fronteira do Brasil com a Bolívia. 1909 – À frente de uma comitiva formada por militares e cientistas, Rondon inicia, na serra da Juruena (MT) a caminhada para a Serra do Norte e o Rio Madeira.

COMEMORA-SE

Dia Internacional da Prostituta. Dia Internacional do Pólen. Católicos lembram São Marcelino e São Eugênio.

FATOS

1098 — Primeira Cruzada: o primeiro Cerco de Antioquia termina quando as forças cruzadas tomam a cidade; o segundo cerco começa cinco dias depois. 1740 — Nasce o Marquês de Sade, escritor francês cuja obra derivou o termo “sadismo”. 1952 - A Rainha Elizabeth II é coroada na Inglaterra, com a cerimônia transmitida pela TV pela 1ª vez na história da monarquia britânica. 1963 - O rei Faisal decreta a abolição da escravatura na Arábia, último país do mundo em que existia. 1979 — João Paulo 2.º visita a Polônia, primeiro papa a visitar um país comunista. 1991 – Última vitória de Nelson Piquet na F1, o GP do Canadá. 2002 — O jornalista Tim Lopes, é assassinado por traficantes num favela carioca.

FOTO DO DIA

1982 - No ginásio de esportes Cláudio Coutinho acontece a contagem, manual, de votos da primeira eleição do Estado de Rondônia. O voto era em cédula e as distâncias faziam com que a contagem fosse mais demorada. Com centenas de pessoas circulando dentro da quadra, entre as mesas apuradoras cujos membros em maioria eram funcionários de agências bancárias. O grande momento esperado por muitas pessoas “coladas” em aparelhos de rádio era quando locutores anunciavam: “Atenção Rondônia: o doutor ......., juiz eleitoral, vai fazer a leitura do primeiro voto”. Três partidos disputaram o pleito, PDS, PMDB e PT. Foram disputados cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal e três vagas a senador. O governador continuou nomeado até 1986. Os tumultos em maioria aconteciam quando havia dúvida se um voto tinha ou não validade, e havia muito empurra-empurra por cabos eleitorais, fiscais de partidos e candidatos se amontoarem para verem os mapas de contagem, assim que a respectiva mesa apuradora liberava e um dos membros ia afixar num quadro o resultado.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br