• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram São Bernardo de Claraval; São Samuel; São Filisberto e Santa Maria de Mattias.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 20/08/2021 11:08:11 - Atualizado


COMEMORA-SE: Dia do Maçom. Católicos lembram São Bernardo de Claraval; São Samuel; São Filisberto e Santa Maria de Mattias.

RONDÔNIA

1783 – Construído pelo Governo de Portugal para servir de guardião das terras da colônia contra possíveis ataques de espanhóis, inaugurado nesta data o forte do Príncipe da Beira (https://www.brasil-turismo.com).

BRASIL

1779 – Nasce Joaquim da Silva Rabelo Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo), o Frei Caneca, participou da Revolução Pernambucana (1817) e em 1824 foi líder da Confederação do Equador. 1889 – Nasce Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, poetisa, considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Seu 1º primeiro livro publicado em 1965, quase aos 76 anos. 1914 —Fundação da Confederação Brasileira de Desportos, mais tarde CBF. 2016 – O Brasil ganha a medalha de ouro Olímpica, vencendo a Alemanha, no futebol.

MUNDO

636 — Batalha de Jarmuque: árabes assumem o controle do Levante, afastando-se do Império Bizantino, a primeira onda de conquistas muçulmanas e avanço do Islã fora da Arábia. 1308 — Papa Clemente V perdoa Jacques de Molay, o último Grão-mestre dos Templários, de acusações de heresia. 1858 — Charles Darwin publica sua teoria da evolução através da seleção natural no Journal of the Proceedings of the Linnean Society de Londres, juntamente com Alfred Russel Wallace. 2017 - Morreu, aos 91 anos, Jerry Lewis, um dos gênios da comédia mundial.

FOTO DO DIA

Teixeirão em “saia justa”. A festa de inauguração do asfalto na cidade de Cacoal, em 1983, o que seria bom momento para o governador Jorge Teixeira falar da sua administração, acabou se transformando numa “saia justa”, quando o prefeito Josino Brito decidiu cobrar em pleno palanque a falta de ação do governo para com as vicinais do município que, àquela altura, abrangia mais uns 12 distritos agregados a Cacoal. A narrativa é do jornalista Ademir Zago, que transmitia o evento para a Rádio Rondônia de Ccoal. “O Josino descambou a falar de estradas rurais e de certa forma criticando a falta de recursos, aí o Teixeira falou em tão muito áspero, com vários palavrões impublicáveis. Eu tremi nas bases com os palavrões do Teixeirão”. Na foto o deputado estadual Zuca Marcolino (e), o vereador Gerson Genuíno (de barba), Josino (falando), Ademir Zago (óculos escuros) e Texeira, ouvindo e preparando o contra-ataque. (F. Acervo Ademir Zago)


Fale conosco