• Porto Velho

    sexta-feira 17 de setembro de 2021

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram Natividade de Nossa Senhora. São Sérgio I. Nossa Senhora de Monte Serrat. São Tomás de Villanova.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 08/09/2021 11:16:44 - Atualizado


COMEMORA-SE

Dia Mundial da Alfabetização. Dia Nacional de Luta por Medicamento. Dia Mundial da Fisioterapia. Dia Mundial da Fibrose Cística. Fundação da cidade de Vitória (ES).

Católicos lembram Natividade de Nossa Senhora. São Sérgio I. Nossa Senhora de Monte Serrat. São Tomás de Villanova.

RONDÔNIA

1976 – A Rede Amazônica instala e coloca em fase de experiência uma repetidora, a TV-Ji-Paraná, em Vila Rondônia, a ser oficialmente inaugurada em 1977, dois meses antes da Vila ganhar novo nome e situação: município de Ji-Paraná.

BRASIL

1551 - Fundação da cidade de Vitória -ES pelo donatário da Capitania do Espírito Santo Vasco Fernandes Coutinho. 1793 - Primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA). 1904 — Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, com a coroa doada pela Princesa Isabel. 1915 —Morre Pinheiro Machado, alcunhado o “condestável da República Velha”; patrono de uma rua em Porto Velho.

MUNDO

1264 — O rei Boleslau, “O Piedoso”, da Polônia, assina o Estatuto de Kalisz, garantindo liberdades pessoais a judeus. 1504 — Primeira exibição da estátua David, de Michelangelo na Piazza della Signoria, em Florença. 1636 — Fundação da Universidade de Harvard, 1ª instituição de ensino superior dos Estados Unidos. 1966 — A famosa série de televisão de ficção científica americana Star Trek estreia com seu primeiro episódio, "The Man Trap.

FOTO DO DIA

Há 44 anos a cidade de Vila Rondônia, a partir de 1977 Ji-Paraná, já àquela altura a mais importante do eixo rondoniense da BR-364, ganhava sua primeira emissora de televisão, instalada ainda em caráter experiomental, como as duas já instaladas em 1974, a TV-Rondônia (Porto Velho) e a TV-Guajará, todas afiliadas à Rede Amazônica de Televisão, com o detalhe de que a TV-Ji-Paraná chegou antes da “Vila” ganhar sua primeira emissora de rádio. Seu primeiro diretor e instalador foi o jornalista Osmar Vilhena (membro da Academia Jiparanaense de Letras e historiador), com todas as dificuldades possíveis – à época, em 1976, Vila Rondônia era distrito de Porto Velho, a quase 400 quilômetros de distância, a BR-364 era inteiramente de terra e muitos atoleiros, na cidade não havia luz elétrica regular, não tinha vereadores, o prefeito era nomeado, mas João Vilhena (foto), em entrevista ao jornal Alto Madeira em 1978 comemorava o primeiro ano da TV-Ji-Paraná, como um avanço para quem morava na região.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br