• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram São Prosdócimo, e São Vilibrardo.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 07/11/2021 12:03:17 - Atualizado

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Radialista.

Católicos lembram São Prosdócimo, e São Vilibrardo.

RONDÔNIA

Em 1991 – A Câmara Federal cassa o mandato do deputado federal Jabes Rabelo. É o segundo deputado federal rondoniense cassado, mas o primeiro, Renato Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional.

BRASIL

1825- Edição nº 1 do Diário de Pernambuco, ainda circulando. 1837 — Revolta da Sabinada na Bahia. 1848 — Início da Revolução Praieira em Pernambuco. 1901- Nasce a poetisa Cecília Meirelles, 1ª voz feminina de expressão na literatura brasileira. 1903 – Nasce Ary Barroso, compositor e autor de “Aquarela do Brasil. 1993 - Senna vence o GP da Austrália, sua última corrida. 2009 – Morre Anselmo Duarte, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes com o filme O Pagador de Promessas.

MUNDO

1665 — Primeiro número do jornal London Gazette (uma espécie de Diário Oficial inglês), ainda em circulação. 1917- Bolcheviques tomam o poder na Rússia, formando o primeiro estado socialista. 1949 — Funciona a a mais antiga plataforma petrolífera em alto mar a operar no mundo. 1996 — Lançada a sonda Mars Global Surveyor em direção a Marte.

FOTO DO DIA

Uma sapopema? Uma samauma? Uma castanheira? A qualificação não vem ao caso, porque qualquer que seja sua identificação a imensa árvore captada pela lente do fotógrafo Dana de Merrril, que documentou a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, passa a qualquer um, ao fazer uma comparação entre a grandiosidade desse exemplar e os homens que se ajeitam a sua volta, sobre a pequenez dos seres humanos que invadiram a floresta e, ao mesmo tempo, o gigantismo de seres como desse tipo de árvore, na imensidão da floresta amazônica, fazendo com que esses trabalhadores mais pareçam um grupo de pigmeus. Derrubar uma imensidão de árvore como essa aí certamente não deve ter sido com uso de machados e serras, mas, sim, com dinamite. A colorização foi feita pelo designer Luís Claro.


Fale conosco