• Porto Velho

    quinta-feira 2 de dezembro de 2021

O dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram São Gelásio, Santo Otávio, São Solutor e Santo Adventor


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 20/11/2021 10:15:08 - Atualizado


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 20 DE NOVEMBRO!

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 20 DE NOVEMBRO!

COMEMORA-SE

Dia Universal das Crianças, do Combate ao Dengue, do Auditor Interno, do Biomédico, do Técnico em Contabilidade, da Consciência Negra.

Católicos lembram São Gelásio, Santo Otávio, São Solutor e Santo Adventor

RONDÔNIA

1977 – Equipes do governo do Território e da prefeitura de Porto Velho são enviadas aos distritos de Ariquemes, Vila Rondônia, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal para preparar a instalação dos novos municípios – Vila Rondônia passará a ser Ji-Paraná

BRASIL

1695 — Morre Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. 1889- A Argentina e o Uruguai são os primeiros países a reconhecer a República do Brasil. 1971 - Parte do Elevado Paulo de Frontin (RJ) desaba, matando 48 pessoas. 1937- O Brasil suspende os seus pagamentos da dívida externa.

1917 - A Batalha de Cambai, França, é a primeira a envolver tanques de guerra. 1945 — Começam os Julgamentos, em Nuremberg, de 24 criminosos de guerra nazistas. 1959 – A ONU adota a Declaração Universal dos Direitos da Criança 1985 — Lançamento da primeira versão do sistema operacional Windows.

FOTO DO DIA

1973 – No Dia da Criança o oficial da Guarda Territorial (atual PM), na escadaria do Palácio Presidente Vargas (PVh), pede permissão ao governador-mirim para iniciar o desfile da tropa. A cerimônia fazia parte do projeto realizado pelo jornal Alto Madeira, coordenado pelo jornalista Ciro Pinheiro que selecionava os estudantes que no Dia da Criança assumiriam simbolicamente a gestão do Território e da prefeitura de Porto Velho, incluindo secretários. O concurso envolvia escolas públicas e privadas que escolhiam seus representantes que depois eram entrevistados por comissão formada por professores e jornalistas. No primeiro, em 1972, o governador-mirim e o prefeito-mirim foram, respectivamente os, depois, jornalistas Adaídes – Dadá – Batista dos Santos e Paulo Aires de Almeida. (F. Acervo Ciro Pinheiro)


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br