• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América. São Simão Phan Dàc Hòa, São Vicelino e Beato Bártolo Buonpedoni.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 11/12/2021 23:58:14 - Atualizado

BOM DIA 12 DE DEZEMBRO:

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Cobertura Universal da Saúde, Dia do Plano Nacional de Educação.

Católicos lembram Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América. São Simão Phan Dàc Hòa, São Vicelino e Beato Bártolo Buonpedoni.

RONDÔNIA

1913 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt e o coronel Cândido Rondon iniciam expedição Rondon-Roosevelt pelas selvas da Amazônia. 1915 – Circula o jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso na cidade de Porto Velho – em 1917 é editado com o título Alto Madeira, que circulou até outubro de 2017.

BRASIL

1877 - Morre o escritor brasileiro José de Alencar, autor de Iracema e de O Guarani. 1897 – Inauguração da Cidade de Minas, que a partir de 1901 passa a se chamar Belo Horizonte. 1930 – Nasce o empresário das Comunicações e certamente o principal comunicador de TV no Brasil, Sílvio Santos. 1971 – Fundado o Museu Xucurus em Palmeira dos Índios no estado Alagoas. 1994 – O STF inocenta o ex-presidente Fernando Collor das acusações de corrupção que o levaram ao impeachment.

MUNDO

1913 – O quadro “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, é recuperada em um hotel em Florença, na Itália, dois dias depois de ser roubada do Museu do Louvre, em Paris.

FOTO DO DIA

Caminhoneiros e passageiros atolados num dos imensos lamaçais que ponteavam a rodovia BR-364 na década de 1980, fotografados do helicóptero que o governador Jorge Teixeira usava para se deslocar, e muitas vezes mandando que o equipamento fosse levar socorro para os que se encontravam presos pelos charcos que se formavam nas sucessivas chuvas que caíam na região, como a foto, nas proximidades de Vilhena, uma época em que ninguém podia efetivamente marcar a data da chegada, porque dependia-se da condição da rodovia, cheia de lama no inverno e de buracos e poeira no verão. Esse lado da história de Rondônia, que remonta o período 1970/1983, ainda precisa de um estudo mais aprofundado. (F. Machado)


Fale conosco