• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024

Indicador antecedente de emprego atinge o maior nível em dez meses, afirma FGV

Alta do índice utilizado para antecipar os rumos do mercado de trabalho no Brasil ainda é tímida perto da desaceleração recente, afirma FGV


R7

Publicada em: 03/08/2023 10:46:48 - Atualizado

BRASIL: O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego), índice utilizado para antecipar os rumos do mercado de trabalho no Brasil, subiu 1,2 ponto em julho, para 78 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (79,8 pontos), mostram informações divulgadas nesta quinta-feira (3) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Para Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), o resultado parece dar sinais mais favoráveis com a segunda alta consecutiva, após o indicador passar a primeira metade do ano oscilando próximo dos 75 pontos.

"Ainda é um movimento tímido perto da desaceleração observada no final de 2022, mas parece que a melhora no ambiente macroeconômico tem sido favorável para as perspectivas de contratação nos próximos meses. A continuidade desse processo é um fator chave, dado que o crescimento econômico é o grande motor para retomada do mercado de trabalho", avalia Tobler.

O resultado positivo em julho foi influenciado por três dos sete componentes do IAEmp, com destaques para os indicadores de Situação Atual dos Negócios e Tendência dos Negócios da Indústria que contribuíram com 0,8 e 0,3 ponto, e o indicador de Situação Atual dos Negócios de Serviços que subiu 0,5 ponto.

Entre os componentes que contribuíram negativamente estão o indicador Emprego Previsto de Serviços com -0,3 ponto, e o indicador Emprego Local Futuro do Consumidor com -0,1 ponto.





Fale conosco