• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024

Ibovespa atinge 131 mil pontos e renova máxima histórica; dólar cai

Política monetária ocupa foco dos investidores após decisões do Federal Reserve e do Banco Central


cnn

Publicada em: 14/12/2023 10:19:54 - Atualizado

O Ibovespa atingiu a máxima histórica de 131.259 pontos na manhã desta quinta-feira (14), dando continuidade aos resultados positivos da bolsa. O resultado vem em meio a repercussão das decisões de juros no Brasil e nos EUA.

Decisões de juros pelo mundo

Conforme esperado, o Federal Reserve decidiu pela manutenção das taxas entre 5,25% e 5,50% ao ano, o maior nível em 22 anos. Dezessete das 19 autoridades do BC dos EUA projetaram juros vão estar mais baixos no ano que vem e isso levou os mercados a apostarem em cortes já em março.

No cenário doméstico, o Banco Central brasileiro decidiu fazer um novo corte de 0,5 p.p. na taxa Selic, que agora está em 11,75% ao ano. Em comunicado, os diretores do Comitê de Política Monetária projetam cortes na mesma intensidades para as próximas reuniões.

Hoje foi a vez do Banco Central Europeu definir os rumos da política monetária. A entidade deixou as taxas de juros inalteradas e sinalizou o fim do último esquema de compra de título.

Neste ano, o BCE elevou as taxas de juros a um nível recorde, mas a divulgação de dados benignos de inflação nos últimos meses praticamente descartaram um novo aperto monetário.

Avanço das pautas econômicas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou a decisão e disse que o corte é motivo de comemoração. Segundo ele, os indicadores de inflação mostram que a política econômica está no caminho certo.

Em Brasília, a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 (LDO) pode ser votada pelo plenário do Congresso. O texto foi aprovado com uma meta de déficit primário zero para o próximo ano. O Congresso também vai analisar vetos a temas importantes, incluindo a desoneração da folha de pagamento e o novo arcabouço fiscal.



Fale conosco