Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
BRASIL - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (29) que o governo cogita alterar sua proposta de redução da alíquota do imposto de renda de empresas, o IRPJ, para promover um corte de 5 pontos percentuais já em 2022.
Pela proposta original de reforma tributária apresentada pelo governo na semana passada, a alíquota do IRPJ, que hoje é de 15%, cairia em 2,5 pontos em 2022, para 12,5%, e em mais 2,5 pontos no ano seguinte, para 10%. Agora, o govenro estuda a possibilidade de aplicar o corte de forma única.
"Estamos estudando se ao invés de 2,5 em um ano e 2,5 no outro de queda no IRPJ, nós podemos baixar 5% já, imediatamente, no ano que vem", disse Paulo Guedes em entrevista à imprensa após a Receita Federal divulgar uma arrecadação recorde para maio.
"Estamos fazendo os cálculos para baixar os 5 [pontos], exatamente para que esse aumento de arrecadação forte que esta vindo aí desonere mais as empresas."
A possibilidade seria o aumento da arrecadação do governo com impostos e contribuições federais. A quantia aferida em maio chegou a R$ 142,1 bilhões, o maior valor para o mês na série histórica da Receita Federal, iniciada em 1995. O resultado representa um aumento real (descontada a inflação) de 69,88% na comparação com o mesmo mês de 2020.
"A arrecadação confirma o momento extraordinariamente favorável da economia brasileira", afirmou o ministro Paulo Guedes.