Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO - Uma nova sondagem da Quaest, divulgada na última terça-feira (27), indica que uma ampla maioria de 71% dos votantes em Porto Velho ainda não escolheu um candidato para as eleições municipais marcadas para o dia 6 de outubro.
As campanhas eleitorais começam a ganhar força a partir desta sexta-feira, dia 30, quando será permitido aos candidatos divulgarem suas propagandas eleitorais gratuitas na televisão e no rádio. A alta taxa de indecisão reflete uma característica comum do início do período eleitoral, mostrando que muitos eleitores ainda não se conectaram às propostas dos candidatos.
No levantamento espontâneo, onde os eleitores citam o candidato de sua preferência sem uma lista prévia, a representante do União Brasil está na frente com 19%. Ela é seguida por Léo Moraes do Podemos com 3%. Célio Lopes do PDT, Euma Tourinho do MDB e Samuel Costa da coligação Psol/Rede têm apenas 1% cada. Outros concorrentes não registraram pontuação.
Na pesquisa dirigida, que apresenta aos entrevistados uma lista de candidatos, a candidata do União Brasil tem uma liderança expressiva com 51%. Léo Moraes aparece em segundo com 18%, seguido por Euma Tourinho com 4%, Célio Lopes com 3% e Samuel Costa com 2%. Benedito Alves marca 1% e Ricardo Frota não obteve nenhum voto.
Em termos de rejeição, Léo Moraes é o menos querido entre os eleitores, com uma rejeição de 26%. A candidata do União Brasil vem logo atrás com 19% de rejeição. Euma Tourinho e Samuel Costa são rejeitados por 18% dos entrevistados. Os candidatos menos rejeitados são Célio Lopes com 14%, Benedito Alves com 13% e Ricardo Frota com 11%.