Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Visto em território nacional como um "berço" da direita bolsonarista, a capital de Rondônia mostrou um indicativo interessante, acompanhado por mais outras capitais brasileiras como Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), onde o discurso da moderação venceu o pleito.
Nessas cidades, apenas São Paulo obteve a vitória do candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, porém, com o apoio de um "grupão" montado para manter o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).
Já nas outras, como em Porto Velho, venceu o candidato que manteve do início ao fim um discurso de moderação, reagindo apenas em momentos cirúrgicos e demonstrando centralidade em tempos de polaridade.
A mudança de postura da candidata Mariana Carvalho, para uma tática mais agressiva na reta final do segundo turno, pode ter sido o vetor do seu derretimento eleitoral em comparação do primeiro para o segundo turno, onde perdeu votos ao invés de somar.
Com isso, resta aos derrotados traçarem novas rotas e perceberem que o eleitor mudou, não é mais o mesmo, não aceita discursos prontos e não se enreda por apoios de campanha.
Já para Léo Moraes, caberá um desafio hercúleo para garantir e firmar, ainda nos primeiros meses o que será tudo aquilo que se propôs a ser para a cidade de Porto Velho, que terá suas configurações atualizadas para novos programas.