Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Neste domingo, 27, Porto Velho, a capital de Rondônia, verá seus 362 mil eleitores escolherem o décimo prefeito da cidade, celebrando quatro décadas de eleições diretas. Desde a primeira vitória de Jeronimo Garcia de Santana (MDB) em 1985 até o atual mandato de Hildon Chaves (PSDB), a cidade experimentou sucessivos embates políticos.
Nesses 40 anos de eleições, apenas três prefeitos conseguiram a reeleição: Carlinhos Camurça (que assumiu após a morte de Chiquilito Erse), Roberto Sobrinho (PT) e Hildon Chaves (PSDB). Agora, na disputa de 2024, os ex-deputados federais Mariana Carvalho (União Brasil) e Leo Moraes (Podemos) se enfrentam no segundo turno, após dominarem o cenário eleitoral desde o início.
Os dois candidatos compartilham histórias de vida que se entrelaçam com o crescimento da cidade. Leo Moraes nasceu em Foz do Iguaçu (PR), mas se mudou para Porto Velho ainda bebê, quando seu pai, o delegado Paulo Moraes, foi transferido. Já Mariana Carvalho, natural de São Paulo, cresceu na capital de Rondônia, onde seus pais já residiam quando ela nasceu.
Além de terem servido como vereadores e deputados federais, ambos os candidatos já tentaram a prefeitura de Porto Velho em eleições anteriores. Mariana disputou o cargo em 2012, mas perdeu para Mauro Nazif. Leo Moraes também participou da corrida eleitoral em 2016, sendo derrotado por Hildon Chaves.
Agora, com o segundo turno iminente, Porto Velho se prepara para eleger seu próximo prefeito, fechando mais um ciclo em sua história de quatro décadas de intensas disputas eleitorais.