• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 15 de agosto de 2026

Rondônia tem 10 candidatos na corrida por duas vagas no Senado em 2026

Lista reúne nomes de dez partidos e chapas; Confúcio Moura e Rosângela Cipriano deixaram a disputa...


Redação

Publicada em: 15/08/2026 10:29:50 - Atualizado

Foto: Reprodução

RONDÔNIA - Dez candidatos foram oficializados em convenções partidárias para disputar o Senado por Rondônia nas eleições de 2026. Neste ano, o estado terá duas vagas em disputa, já que a renovação será de dois terços das cadeiras do Senado.

Permanecem na corrida eleitoral Acir Gurgacz (PDT), Aires Mota (PV), Bruno Bolsonaro Scheid (PL), Dr. Fernando Máximo (PL), Engenheiro Thulio (Missão), Luciana Oliveira (PT), Luis Fernando (PSD), Mariana Carvalho (União Brasil), Neidinha (PSB) e Sílvia Cristina (União Brasil).

A relação sofreu mudanças durante o período de definição das candidaturas. Confúcio Moura (MDB) e Rosângela Cipriano (PSB) chegaram a ser anunciados para a disputa, mas posteriormente retiraram suas candidaturas.

Entre os nomes oficializados estão políticos com passagem pelo Senado, Câmara dos Deputados e administrações públicas, além de candidatos que participarão de uma eleição pela primeira vez.

ACIR GURGACZ (PDT)

Foto: Reprodução

Acir Gurgacz, de 60 anos, já exerceu dois mandatos consecutivos no Senado. Ele iniciou sua trajetória política como prefeito de Ji-Paraná, eleito em 2000, e assumiu uma cadeira de senador pela primeira vez em 2009.

Aires Mota (PV)

Foto: Reprodução

Aires Mota, de 52 anos, é consultor político, presidente estadual do PV e integrante do diretório nacional da legenda. Ele já exerceu funções na Assembleia Legislativa, Governo de Rondônia e Câmara dos Deputados.

Bruno Bolsonaro Scheid (PL)

Foto: Reprodução

Bruno Bolsonaro Scheid é produtor rural de Ji-Paraná e atuou como assessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro. Também ocupa a vice-presidência do PL em Rondônia e disputa uma eleição pela primeira vez.

Dr. Fernando Máximo (PL)

Foto: Reprodução

Fernando Máximo, de 46 anos, é médico e atualmente exerce mandato de deputado federal. Antes de chegar à Câmara, comandou a Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia, inclusive durante a pandemia de Covid-19.

Engenheiro Thulio (Missão)

Foto: Reprodução

Engenheiro Thulio, nome de urna de Thulio Santiago Castro, é engenheiro florestal, paisagista e ativista político. Já trabalhou como consultor, perito ambiental, produtor rural e professor. Esta será sua primeira disputa eleitoral.

Luciana Oliveira (PT)

Foto: Reprodução

Luciana Oliveira é jornalista, formada também em Direito e atua na área dos Direitos Humanos. Em 2018, concorreu a deputada estadual e ficou como suplente. Em 2020, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Porto Velho.

Luis Fernando (PSD)

Foto: Reprodução

Luis Fernando é formado em Administração e já atuou no setor bancário, como professor, consultor e auditor fiscal. Em 2019, assumiu a Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia.

Mariana Carvalho (União Brasil)

Foto: Reprodução

Mariana Carvalho, de 37 anos, é médica e iniciou a carreira política como vereadora de Porto Velho. Foi eleita deputada federal em 2014 e reeleita em 2018, além de já ter participado de disputas pelo Executivo e pelo Senado.

Neidinha (PSB)

Foto: Reprodução

Neidinha é indigenista e ativista ligada à defesa dos povos indígenas e do meio ambiente. Trabalhou na Funai e fundou, em 1992, a Associação Kanindé. Em 2024, concorreu ao cargo de vereadora em Porto Velho.

Sílvia Cristina (União Brasil)

Foto: Reprodução
Sílvia Cristina, de 52 anos, é jornalista e professora. Foi eleita vereadora de Ji-Paraná em 2012 e chegou à Câmara dos Deputados em 2018. Atualmente, exerce mandato de deputada federal.

Acir Gurgacz, de 60 anos, já exerceu dois mandatos consecutivos no Senado. Ele iniciou sua trajetória política como prefeito de Ji-Paraná, eleito em 2000, e assumiu uma cadeira de senador pela primeira vez em 2009.

Com as candidaturas definidas nas convenções, a disputa pelas duas cadeiras de Rondônia no Senado entra na fase de campanha eleitoral. O primeiro turno das eleições de 2026 será realizado em 4 de outubro.


Fale conosco