• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024

‘Declínio de Silvio Santos’ vira notícia no maior jornal da Espanha: "não voltará ao batente"

O jornal El País publicou uma reportagem resgatando a história de Silvio Santos com uma análise sobre a atual situação do apresentador


emoff

Publicada em: 31/07/2023 10:29:55 - Atualizado

Afastado das telinhas há tempos, Silvio Santos continua deixando muita gente confusa no que diz respeito ao seu futuro na televisão. Enquanto algumas pessoas acreditam que o empresário possa voltar ao trabalho em breve, outras já não têm dúvidas de que ele já perdurou as chuteiras. Embora a família desconverse sobre o assunto, alguns funcionários do SBT já dão a aposentadoria do apresentador como certa.

Volta e meia, o nome de Silvio Santos circula nos corredores da emissora paulista e sempre divide opiniões. No entanto, segundo informações divulgadas pelo jornalista Flávio Ricco, do portal R7, a opinião dos colaboradores com mais anos de casa é praticamente unânime. Diante da movimentação nos bastidores, acredita-se que o Homem do Baú não voltará mais ao batente.

De acordo com esses contratados, o pouco interesse de Silvio Santos em questões relacionadas ao SBT é um indício de sua aposentadoria. Como exemplo disso, foi destacado o “sumiço” das já conhecidas mudanças repentinas na programação da emissora, algo que acabou se tornando uma característica do dono do SBT, mesmo diante de resultados ruins no Ibope.

El País fala de ‘declínio’ de Silvio Santos

No sábado, portanto, Silvio Santos virou notícia no jornal El País, principal veículo de comunicação da Espanha. Na matéria, a repórter Naiara Galarraga Gortázar, correspondente do periódico em terras brasileiras, chegou a escrever que o Homem do Baú estaria em declínio. “Quase ninguém fora do Brasil conhece Silvio Santos, mas entre seus compatriotas ele é tão popular quanto Pelé. Alguns de seus momentos estelares fazem parte da memória coletiva. O Brasil assiste ao declínio do profissional mais influente da história da televisão brasileira. Seu principal produto, o Programa Silvio Santos, quatro horas de variedades nas noites de domingo, virou um clássico que inclui concursos, apresentações musicais, humor, entrevistas“, diz a matéria do El País.

Em seguida, o texto resgata momentos difíceis de Silvio Santos. “A pandemia quase custou a vida do veterano astro da televisão, mas ao mesmo tempo deu a ele uma oportunidade imbatível de começar a se despedir. Ele parou de apresentar o programa semanal, mas reluta em se aposentar oficialmente. Uma de suas seis filhas herdou o cargo e, desde então, dirige o espaço, que hoje se chama Programa Silvio Santos com Patrícia Abravanel. Essa mudança sutil é mais um indício de que a transição no empório familiar está em andamento, mas sem pressas ou quebras“, analisa a repórter.

Saúde do patrão

Ainda na reportagem, a jornalista cita as polêmica envolvendo a saúde de Silvio Santos: “A ausência do patriarca no especial de 60 anos do Programa Silvio Santos, em junho passado, alertou sobre a saúde desse self-made man que personifica os sonhos de milhões de brasileiros que lutam diariamente para prosperar e serem felizes“. Em seguida, o texto resgata a fala de Patrícia Abravanel direcionada a seu pai durante a edição especial do dominical: “Isto é para você, pai, que está no sofá. Você construiu essa história“.

A publicação reitera que. hoje, Silvio Santos se divide entre entre Orlando, na Flórida, e São Paulo. Naiara Galarraga Gortázar ainda chama o empresário de “um grande vendedor de si mesmo que gosta de se definir como comerciante ou animador do público“. Além disso, a repórter afirma que o Homem do Baú é muito diferente de qualquer um dos outros empresários brasileiros que dominam o setor. “Ele adora televisão, embora tenha chegado a ela porque imaginou que seria um negócio formidável. E acertou em cheio“, afirma a matéria.



Fale conosco