Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
A novela “Elas Por Elas”, remake do sucesso de Cassiano Gabus Mendes escrito pela dupla Thereza Falcão e Alessandro Marson, não para de dar dor de cabeça à TV Globo. Com índices cada vez menores na audiência, o folhetim protagonizado por Deborah Secco, Isabel Teixeira, Thalita Carauta, entre outras, fez com que a emissora “jogasse a toalha” e assumisse seu fracasso total.
De acordo com o jornalista José Armando Vanucci, o canal carioca já perdeu todas as esperanças de salvar a novela das 18h, que substituiu o sucesso “Amor Perfeito”. Segundo ele, o alto comando da emissora já aceitou que dificilmente “Elas por Elas” mudará de situação. Apesar do resultado ruim na audiência, o folhetim não será encurtado, pois não há tempo para antecipar uma nova história.
Além disso, ainda segundo Vanucci, os responsáveis pela dramaturgia e programação da TV Globo reconhecem que a escolha de uma nova versão para a novela de Cassiano Gabus Mendes para a faixa das 18h foi um erro. Mesmo assim, destacaram que, às vezes, é necessário “arriscar” para tentar algo novo na televisão. A substituta de “Elas Por Elas” será “No Rancho Fundo”, de Mário Teixeira.
Uma pesquisa conduzida pela Rede Globo recentemente mostrou quais são os principais problemas da novela das 18h de acordo com o público. Na opinião dos telespectadores, “Elas Por Elas” tem excesso de protagonistas (são oito, no total), muitas histórias em destaque e uma abordagem muito caricata. Thereza Falcão e Alessandro Marson, no entanto, estão tentando ajustar o texto e “salvar” o folhetim.
Desde que estreou, em setembro, “Elas Por Elas” vem caindo na audiência semana a semana. Em sua primeira semana se exibição (25 a 30 de setembro), a novela marcou 17,7 pontos. Fechou a segunda semana com 1 ponto a menos. E na quinta semana no ar (23 a 28 de outubro) a média foi 15,7 pontos, o equivalente a 27,9% do público se seu horário.
A novela tem a pior média desde que a Rede Globo retomou a produção de tramas inéditas pós-pandemia. Até o capítulo 57, “Elas Por Elas” tem 15,6 pontos de média. Com e mesma quantidade de episódios, “Amor Perfeito” marcava 19,1 pontos, “Mar do Sertão” anotava 19,7 de média e “Além da Ilusão” tinha 18,0 pontos. Até então, “Nos Tempos do Imperador” ocupava a pior posição entre as tramas das 18h: 17,7 pontos.