Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
Imagens falsas geradas por inteligência artificial nas quais a cantora Taylor Swift aparece nua circularam pelas redes sociais nesta quinta-feira (25), gerando revolta nos fãs da cantora, que colocaram a tag “protect Taylor” (protejam a Taylor, em português) nos trending topics do X.
Swift foi mais uma vítima dos falsos nudes, ou “deepnudes” — uma variação do termo “deepfakes”, usado para designar imagens ou vídeos que manipulam a voz, o corpo ou o rosto das pessoas de maneira realista usando inteligência artificial —, que têm se mostrado um desafio cada vez mais frequente com a popularização do uso de IA.
A prática, quase sempre aplicada contra mulheres, costuma ser usada para extorquir ou constranger a vítima.
Nas redes sociais, os fãs se mostraram revoltados com a prática. “Não importa o quão famoso alguém seja, todos nós merecemos respeito. Taylor Swift é uma pessoa real que merece respeito, não importa o que aconteça”, disse um internauta.
“Aquelas fotos da Taylor geradas por IA são assédio sexual e é nojento que um homem possa fazer essas coisas sem repercussão. Eles veem as mulheres como objetos feitos para suas fantasias e estou farta disso”, escreveu outra.