• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 12 de fevereiro de 2025

Com pior audiência da história, BBB25 causa preocupação nos bastidores da Globo

Emissora acelera ajustes no cronograma para evitar pior desempenho da história do reality e cumprir metas com patrocinadores


Alessandro Lo-Bianco

Publicada em: 18/01/2025 11:01:49 - Atualizado


Na última terça-feira (14) surgiram preocupações nos bastidores da Globo em relação à baixa audiência da estreia do Big Brother Brasil 25, que deveria ser o Big dos Bigs. Com índices iniciais marcando apenas 16 pontos no Ibope — cinco a menos do que as estreias das edições 23 e 24 —, a emissora decidiu monitorar os resultados ao longo da semana e realizou uma pesquisa inicial para entender se o desempenho fraco era um caso isolado ou tendência. O levantamento foi concluído, e os dados confirmaram o pior cenário: a audiência permaneceu baixa nos primeiros dias.

A maior preocupação da Globo está ligada aos compromissos comerciais assumidos com os patrocinadores. No acerto das cotas, foi estipulada a entrega mínima de audiência entre 18 e 20 pontos, mas o reality não conseguiu atingir essas marcas. A estreia do programa marcou 14 pontos e, na quarta-feira, a direção optou por encerrar a atração antes do tempo planejado para segurar a média de audiência na casa dos 17 pontos.

Um dos principais patrocinadores, uma rede de vendas, já demonstrou insatisfação, o que aumentou a pressão sobre a equipe do programa e a diretoria da emissora. Como resposta, a Globo iniciou uma reestruturação emergencial no cronograma e no planejamento do BBB 25. Ideias que estavam previstas para serem implementadas mais tarde ou que nem mesmo eram consideradas no planejamento inicial começaram a sair do papel. De acordo com fontes internas, a emissora está elaborando um “modo turbo” para tentar alavancar o engajamento nos primeiros dias e recuperar parte da audiência perdida.

A falta de reação da audiência até o momento acende um alerta ainda maior: a possibilidade de a edição “Big dos Bigs”, prometida como a maior da história, terminar com o pior desempenho já registrado no programa. Caso isso aconteça, além de prejudicar a imagem do reality, a Globo corre o risco de descumprir os índices de audiência prometidos ao mercado publicitário, o que pode impactar diretamente sua credibilidade junto aos anunciantes com o formato do programa.

O público tem demonstrado maior exigência nos últimos anos, e a estreia abaixo das expectativas pode estar ligada a fatores como cansaço do formato ou falta de inovação na proposta inicial. Para reverter a situação, será necessário que a emissora invista em estratégias que reconquistem o público rapidamente. No enterno de todas essas questões, a emissora considerou que a entrega de audiência baixa por parte de Mania de Você não foi a maior variável para o baixo índice da primeira semana do reality. O canal concluiu que o problema vai além da novela antecessora, forçando ajustes emergenciais no reality.

Com as mudanças já em andamento, os próximos dias serão decisivos para determinar se o Big Brother Brasil 25 conseguirá superar o desafio inicial e atingir as metas estabelecidas. Enquanto isso, o mercado publicitário e os espectadores aguardam ansiosos os próximos passos da Globo.

Com os ajustes já em andamento, o futuro do Big Brother Brasil 25 dependerá da capacidade da Globo de se reinventar e atrair novamente a atenção do público. Enquanto isso, o desempenho do reality segue como uma incógnita, mas com impacto direto em um dos produtos mais valiosos da grade da emissora.


Fale conosco