Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 9 de maio de 2025
Zefa, interpretada por Paula Barbosa, vem se destacando na trama de “Pantanal”, novela da Globo. Mais do que uma empregada intrometida, ela está presente no dia a dia da família de Tenório. Em entrevista ao iG Gente, a atriz, neta de Benedito Ruy Barbosa (autor da história), dá detalhes da relação com o avô, analisa a personagem e relembra bastidores da produção.
“Ou você ama ou você odeia”, diz Paula sobre a Zefa do remake. Ela explica que quis tirar um pouco da ingenuidade da personagem da versão original, feita por Giovanna Gold , para ter uma mulher mais esperta. Deste modo, a atriz, de 35 anos, rebate as críticas de que a empregada seria intrometida demais.
“Ela é ligada e ligeira. Ela pega tudo o que acontece. A gente tem que lembrar que a Zefa perdeu a mãe cedo. Foi criada pelo pai e depois perdeu ele. Ela ficou sozinha, então, tem uma vivência. Não é boba”, defende.
A atriz afirma que quis trazer tal sagacidade para o romance que Zefa tem com Tadeu (José Loreto). A relação deles, na primeira versão, era bem ingênua, mas Paula acredita que a atual passa longe do "água com açúcar".
“A gente está falando de uma pessoa de 28 anos. Ela nunca ter beijado [como era contado em 1990] é algo muito distante, sabe? Eu trouxe uma maturidade para a personagem”, analisa.