• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 24 de setembro de 2024

Globo apela para Copa do Mundo na tentativa de salvar novelas do fracasso

Aproveitando os resultados conquistados pelas transmissões, a emissora tem usado e abusado da competição para promover seus folhetins


emoff

Publicada em: 23/11/2022 10:38:31 - Atualizado

Acostumada a registrar excelentes índices de audiência em praticamente toda a sua programação diária, garantindo assim a liderança isolada e com direito a vantagens expressivas sobre as emissoras adversárias, a Rede Globo acabou se deparando com sérios problemas no que diz respeito a suas novelas e isso tem tirado o sono de muitos executivos, que continuam se mexendo nos bastidores na tentativa de salvar alguns folhetins do temido fracasso.

Desesperada com a situação de algumas tramas, como é o caso de “Travessia” e “Cara e Coragem”, a emissora dos Marinho tem mostrado que não vai desistir tão facilmente de suas novelas e, após tomar providências com relação a divulgação das tramas e chegar ao ponto de promover mudanças pontuais em alguns capítulos para conseguir despertar o interesse dos telespectadores, a direção do canal carioca decidiu fazer uma nova jogada.

Aproveitando o sucesso das transmissões dos jogos da Copa do Mundo Catar 2022, que já chegaram a dobrar os índices de audiência em alguns horários, a emissora não perdeu tempo e decidiu apelar para a maior competição futebolística do planeta para tentar tirar os folhetins do marasmo, algo que vem tentando reverter desde a exibição dos primeiros capítulos. Em meio a grande expectativa dos telespectadores pelas partidas, a Globo não pensou duas vezes antes de intensificar as chamadas das produções durante as jogos.

Somente entre as partidas entre Catar e Equador, transmitida no dia 20, e França e Austrália, exibida no dia seguinte, os narradores fizeram 13 chamadas para “Travessia”, tida como prioridade nos bastidores. Segundo dados divulgados pelo portal Notícias da TV, esse número representa um total de duas chamadas a cada 45 minutos de jogo, ou seja, a cada tempo de partida. Algo muito semelhante ao ocorrido com “Cara e Coragem”.

Ainda de acordo com o levantamento, a novela que conta com nomes de peso como Paola Oliveira, Taís Araújo e Marcelo Serrado, foi chamada 11 vezes ao longo das transmissões. Vale ressaltar que, além da divulgação das tramas durante as jogos, a emissora dos Marinho passou a usar e abusar dos intervalos comerciais, batizado como “Show do Intervalo”. Entretanto, a estratégia da Globo ainda não surtiu o efeito esperado, tendo em vista que os índices de audiência, tanto de “Travessia” quanto de “Cara e Coragem”, continuam em baixa.





Fale conosco