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porto velho, quarta-feira 25 de setembro de 2024
Embora a vigésima terceira edição do “Big Brother Brasil” ainda não tenha conseguido superar as expectativas da Rede Globo com relação aos números no Ibope, ainda sim o reality show continua sendo um das atrações de maior audiência da emissora, além de gerar bastante engajamento nas redes sociais. No entanto, ao contrário do que muita gente possa imaginar, a direção do canal dos Marinho não está nada satisfeita com o que está vendo na internet e decidiu tomar uma atitude drástica na tentativa de impedir o uso indevido de imagens relacionadas ao programa.
Sem perder tempo, os executivos da emissora carioca resolveram dar um basta em perfis que estão usando e abusando de conteúdos sobre o “BBB23”. Vale ressaltar que, em 2022, a Globo chegou a anunciar uma certa flexibilização na divulgação de mídias referentes ao reality show, porém, diante do que foi visto, não demorou muito tempo para a agir contra todos aqueles que estão passando dos limites estabelecidos.
Prevendo o uso extrapolado de conteúdos, a direção do canal não pensou duas vezes antes de usar seus funcionários para ajudar a impedir o que foi descrito como “pirataria”. Segundo comunicado divulgado pelo portal TV Pop, antes mesmo da estreia do “Big Brother Brasil 23”, a Globo já havia preparado e convocado seus colaboradores a participarem de uma verdadeira força-tarefa contra perfis e postagens nas redes sociais.
Em um trecho do comunicado enviado por meio de um sistema interno, a direção da emissora dos Marinho disse: “A casa mais vigiada do país está de volta e promete muitas festas, tretas, provas emocionantes, barracos e recordes de audiência. É muita coisa boa junto! Só que tem gente querendo pegar carona nesse sucesso. A pirataria gera várias consequências negativas para o ‘BBB’ e para o trabalho de todos nós”.
Segundo a Rede Globo, o uso indevido de conteúdos relacionados ao “BBB” na internet pode causar uma série de problemas: “A pirataria digital gera diversos danos para o mercado e a indústria do entretenimento é especialmente afetada por ela. Os danos vão muito além da perda do ineditismo e da divulgação de um conteúdo sem autorização”, continuou.
Por fim, a direção do canal ainda disponibilizou um e-mail para que os funcionários possam denunciar qualquer anormalidade referente ao assunto e até mesmo com relação ao Globoplay, plataforma de streaming da Globo: “Há impacto na atratividade dos produtos audiovisuais para o mercado publicitário, por exemplo. Além, é claro, de afetar o trabalho dos colaboradores envolvidos direta e indiretamente nas obras que produzimos. Se ver conteúdo pirata por aí ou souber de alguém que está compartilhando o login do Globoplay com outras pessoas, você já sabe: é só denunciar pelo e-mail”.