• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024

Brasil aguarda Carlo Ancelotti para tentar se reerguer


Publicada em: 20/07/2023 15:07:50 - Atualizado

A seleção brasileira sempre foi sinônimo de grandes jogadores e conquistas. No entanto, ao longo das últimas décadas, isso vem mudando. As recentes Copas do Mundo mostraram um time incapaz de competir contra as principais potências e, além disso, há muito tempo um jogador oriundo do Brasil já não vence a Bola de Ouro. A chegada de Carlo Ancelotti, porém, reacende a esperança de que esse cenário mude. E muitos torcedores já estão utilizando o Código promocional Betano para fazer suas previsões.

Vencedor por onde passou, o italiano pode ser o nome que faltava para reorganizar não só a seleção brasileira, mas o nosso futebol. É preciso rever o trabalho feito na base – por que paramos de fabricar grandes jogadores? Às vezes alguém de fora pode ter mais voz do que os aqui estão, afinal “santo de casa não faz milagre”.

O grande desafio de Ancelotti, entretanto, será comandar uma seleção pela primeira vez em sua carreira. Até hoje, ele só conheceu a realidade dos clubes. Embora tenha provado ser capaz de vencer em equipes diferentes, em países distintos, o cenário agora será muito diferente.

Isso porque à frente de uma seleção o italiano não terá o trabalho do dia a dia, em que é possível acompanhar todos os detalhes da performance e da evolução de um determinado jogador. E, para dificultar ainda mais a situação, ele estará em um país que não é o seu, comandando atletas de uma cultura bastante diferente.

É claro que Ancelotti tem experiência suficiente para contornar essas dificuldades. Em sua vitoriosa carreira, ele já comandou jogadores de realidades as mais diversas possíveis. E um ponto positivo é que ele sempre se deu muito bem com brasileiros.

Foi sob a liderança do italiano que Kaká viveu os melhores anos de sua carreira e conquistou a Bola de Ouro. Ancelotti também foi o responsável pela ascensão de Vinicius Jr, que em seu início no Real Madrid foi muito questionado pela crônica esportiva e pela própria torcida merengue.

Vejamos, portanto, como será o trabalho do italiano à frente da seleção brasileira. Há um bom tempo o país já não conta com os jogadores excepcionais de outrora, mas também não se pode dizer que os atletas atuais não tenham qualidade. Um treinador de alto nível pode fazer um grande trabalho e recolocar o Brasil no caminho das conquistas.

E, mais importante ainda, ele poderá fomentar a reorganização do futebol brasileiro, ajudando a corrigir erros na formação de atletas, para que o país volte, enfim, a um lugar de destaque, de onde jamais poderia ter saído.




Fale conosco