• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 21 de fevereiro de 2025

Corinthians volta a entrar em campo pela Libertadores e coloca favoritismo à prova

Timão enfrenta a Universidad Central, da Venezuela, na noite desta quarta


terra

Publicada em: 19/02/2025 09:57:38 - Atualizado



O Corinthians volta a entrar em campo pela Copa Libertadores da América nesta quarta-feira, 19, contra o Universidad Central, em Caracas, na Venezuela, às 21h30. Campeão em 2012, o o clube paulista retorna à competição após 602 dias de sua última partida no torneio.

Fora da edição do ano passado, o clube do Parque São Jorge disputou o principal campeonato do continente pela última vez em 2023. Na ocasião, a campanha foi frustrante: eliminação ainda na fase de grupos.

Após um início ruim, o Corinthians chegou à última rodada da chave já eliminado. A vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool, do Uruguai, no dia 28 de junho, na Neo Química Arena, serviu apenas para confirmar a terceira colocação do grupo e, consequentemente, a ida à Copa Sul-Americana.

Diferentemente da equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo em 2023, o Corinthians agora volta motivado ao torneio após um ano ‘sabático’. Depois de passar parte do último Brasileirão lutando contra a zona de rebaixamento, o Alvinegro ressurgiu com as chegadas de Ramón Díaz e Memphis Depay para encerrar o campeonato com a sétima colocação e vaga na pré-Libertadores.

Até aqui, a ascensão do ano passado se mantém em 2025. O Corinthians tem a melhor campanha geral do Campeonato Paulista e lidera o Grupo A com 26 pontos. A única derrota da equipe na temporada foi o 3 a 1 para o São Paulo, no dia 26 de janeiro.

Para manter a boa fase, o time do Parque São Jorge terá que provar o favoritismo contra a Universidad Central, da Venezuela. A classificação da equipe de Caracas ao torneio aconteceu com a segunda colocação na tabela anual do campeonato nacional.

Esse retorno ao principal torneio do continente após 602 dias também marca a 18ª participação do Corinthians na Libertadores. A primeira foi em 1977, ano histórico para o torcedor com o fim da fila de títulos.

A melhor campanha vem em 2012, com o título conquistado na final contra o Boca Juniors, da Argentina. Sob o comando de Tite, o elenco de Paulinho, Ralf, Emerson Sheik e companhia chegou ao troféu de maneira invicta.

Ao todo, o Corinthians acumula 138 jogos no torneio continental. O retrospecto aponta 68 vitórias, 33 empates e 37 derrotas.


Fale conosco