Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 23 de outubro de 2025
O fim da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro trouxe mudanças nas probabilidades de cada time, seja na briga pelo G-4 ou contra o rebaixamento. Destaque especial para o Santos que, apesar de continuar fora do Z-4, viu as projeções dispararem após a derrota para o Vitória.
Antes da 29ª rodada, o Santos tinha cerca de 15% de chances de ser rebaixado para a Série B, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com o resultado da última segunda-feira (20), porém, a probabilidade mais que dobrou, chegando a 34,8%.
Jogando na Vila Belmiro, o Santos poderia abrir seis pontos para o Vitória, primeiro time do Z-4, mas não foi isso o que aconteceu. Na verdade, foi o oposto. O Leão venceu por 1 x 0, igualou o Peixe em pontos(31) e, mesmo com um jogo a mais, passou a se tornar uma forte ameaça ao time paulista.
Os quase 35% de chance de queda do Santos explicam-se pela sequência complicada que o alvinegro tem pela frente. Além de ter dois clássicos, encara também dois adversários brigando por título e G-4, e um adversário direto contra o Z-4.
A primeira missão será fora de casa diante do Botafogo, atual 5º colocado com seis pontos a menos que o Mirassol, que abre o G-4. O Fogão vem de uma vitória contra o Ceará, fora de casa, e quer manter o embalo para buscar a classificação direta para a Libertadores.