• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 24 de novembro de 2025

"Haaland do Sertão" é joia do Bahia que brilha no Mundial sub-17

Atacante Dell marcou dois gols da vitória sobre o Marrocos que levou o Brasil à semifinal e assumiu a vice-artilharia do torneio


ig

Publicada em: 22/11/2025 10:27:56 - Atualizado

O Brasil vive uma certa crise de centroavantes na seleção principal, sendo a posição que gera mais dúvidas à Carlo Ancelotti. No sub-17, entretanto, ela tem um dono incontestável. Dell marcou os gols da vitória de 2 a 1 sobre Marrocos, nesta sexta-feira (21), no estádio Aspire Zone, em Doha, pelas quartas de final do Mundial da categoria.

Diante da última atuação de destaque, o camisa 9 se consolidou como um dos protagonistas, não só da equipe comandada por Carlos Eduardo Patetuci, como também de toda competição. Ele chegou à cinco bolas na rede com as duas últimas — assumiu a vice-artilharia — além de ter dado uma assistência. O desempenho não surpreende para quem o acompanha no clube que defende.

Dell é uma das grandes jóia do Bahia

Mesmo com apenas 17 anos, Wendeson Wanderley Santos de Melo já é visto a peso de ouro no Bahia. Não à toa, já atua frequentemente no sub-20 do clube. Entre 2024 e 2025, marcou 20 vezes em 29 jogos disputados. Números que fizeram com que o atacante fosse atraísse os olhos de Rogério Ceni.

O treinador do tricolor baiano deu oportunidade para a jovem promessa duas vezes na atual temporada: o colocou durante os duelos contra o Barcelona de Ilhéus, pela primeira fase do Estadual, e contra o Confiança, pela etapa inicial da Copa do Nordeste. Ele passou em branco nos 38 minutos acumulados que esteve em campo nestas partidas.

Apelido de Dell diz muito sobre sua qualidade

O faro de matador na base fez com que Dell ficassem conhecido de uma forma inusitada. Muitos conhecem o atleta nascido na pequena cidade de Estância, no Sergipe, como "Haaland do Sertão". O apelido agradou e muito ao centroavante, já que enxerga o norueguês do Manchester City como a grande referência no futebol.

"Fico muito feliz por receber esse apelido. O Haaland é inspiração para muitos. É um cara que gosto de assistir os vídeos pelo posicionamento tanto fora e também dentro da área. Acho minhas movimentações parecidas com as dele. Tenho algumas outras referências, mas além do Haaland", disse a promessa, em entrevista à ESPN.

Multa alta para deixar o Bahia

Mesmo antes de se destacar no Mundial sub-17, o atacante já era vista como uma das maiores joias pelo Bahia. O clube renovou recentemente seu contrato do atacante até o final de 2028. E a multa recisória para equipes do exterior é um forte indicativo do futuro promissor que tem, Sua de 100 milhões de euros (R$ 621 milhões na cotação atual).

Dell já revelou que pretende marcar sau nome no tricolor baiano, com muitos gols e títulos, antes de se aventurar no futebol europeu. E afirma que já tem um destino preferido caso possa escolher a camisa que irá defender no velho continente: o Manchester City, que segundo ele é o "melhor clube do mundo".


Fale conosco