• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 10 de maio de 2025

Presença um parceiro reduz a velocidade da caminhada segundo estudo

Os achados da pesquisa demonstram que os participantes andaram mais rápido quando estavam andando sozinhos...


ge

Publicada em: 13/04/2021 10:25:59 - Atualizado

De maneira geral, o principal objetivo do estudo foi avaliar a velocidade da caminhada de 72 casais (25 a 79 anos) em vários ambientes e em três condições diferentes: andando de “mãos dadas” com o parceiro, andando ao lado do parceiro e andando sem a companhia do parceiro. Os achados da pesquisa demonstram que os participantes andaram mais rápido quando estavam andando sozinhos e que a velocidade da caminhada diminuiu quando a mesma foi realizada com o parceiro, sendo ainda mais lenta quando realizada de “mãos dadas”.

Resultados:

  • Os adultos mais velhos diminuíram mais a velocidade da marcha do que os adultos jovens quando o caminho estava com obstáculos;
  • Um ambiente mais desafiador revelou adaptações relacionadas à idade;
  • Ao longo da vida adulta, ambos os parceiros andavam mais devagar quando caminhavam juntos;
  • A velocidade reduzida ao caminhar juntos pode afetar os benefícios para a saúde e a qualidade da marcha.

Afinal, reduzir o ritmo da marcha para acompanhar alguém reduz também os ganhos da caminhada para a saúde? E aumentar o ritmo? Caminhada e romantismo ou companheirismo seriam então incompatíveis? De acordo com o fisiologista do exercício Yago Medeiros, para julgar se algo é bom ou ruim no contexto de “atividade física e saúde”, faz-se necessário relembrar o que é saúde.

Segundo a clássica definição, saúde é um estado de bem-estar composto por três pilares: físico, mental e social. A prática de atividade física regular é seguramente uma estratégia eficaz para promover ganhos nesses três aspectos e, consequentemente, trazer benefícios à saúde. Nesse contexto, reduzir a velocidade da caminhada para acompanhar alguém pode, sim, gerar uma pequena diminuição nos benefícios que essa atividade física desencadeia sobre o aspecto físico. Mas os benefícios da caminhada em relação à saúde ainda existem, e são somados aos ganhos pelo lado mental e social.


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`