• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Rio libera 10% de público do Maracanã para final da Copa América

De acordo com a administração do Maracanã, o estádio tem capacidade atual de público para 72.285 pessoas.


cnn

Publicada em: 09/07/2021 10:01:16 - Atualizado

A Prefeitura do Rio de Janeiro liberou nesta sexta-feira (9) a presença de até 10% de público no Maracanã para a decisão da Copa América, que acontece às 21h deste sábado, quando Brasil e Argentina decidem a competição. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município, em ato do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

A medida é, de acordo com a resolução, de caráter excepcional e temporário, e não altera outras medidas de proteção à vida anteriormente impostas pelo município, que precisarão ser obedecidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

A norma determina que os presentes terão que apresentar testes realizados até 48 horas ante da partida, sejam de RT-PCR ou de antígeno. Também será necessário manter espaçamento mínimo de dois metros entre cada indivíduo ou família. O formato é semelhante ao autorizado na decisão da Copa Libertadores da América, em janeiro, quando Palmeiras e Santos decidiram a competição. Na ocasião, o Palmeiras conquistou seu segundo título da competição.

De acordo com a administração do Maracanã, o estádio tem capacidade atual de público para 72.285 pessoas. A libertação, portanto, seria para 7.228 torcedores. Na quinta-feira (8), a CNN revelou que a Conmebol apresentou uma proposta para a liberação de até 50% do público na decisão.

A proposta foi rejeitada pelo município. No entanto, na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que a pasta analisava um novo protocolo para a decisão.

Durante apresentação do boletim epidemiológico, nesta sexta-feira (9), o prefeito Eduardo Paes (PSD) afirmou que a final será tratada como um evento-teste: “Foi feito um pedido para liberação, de 50%, que foi recusado. Eu soube do pedido pela imprensa, a SMS analisou e negou. E, com um novo pedido, entendeu, com toda a liberdade do mundo, que 10% não seria problema. Eu não recebi pressão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Conmebol, de ninguém”, afirmou o prefeito.

Nesta sexta-feira, véspera da decisão, tem Copa América. Derrotados nas semifinais, Peru e Colômbia decidem o terceiro lugar da competição, em partida que será realizada às 21h, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Nesta partida, não haverá presença de público no estádio.

Procurada para comentar a decisão da Prefeitura do Rio e detalhar a aplicação da nova norma na final da Copa América, a Conmebol ainda não retornou o contato até o momento.


Fale conosco