• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Flamengo combina estilos, e primeiro tempo é referência de modelo buscado por Renato

Começo avassalador e aproveitamento estratégico dos contra-ataques é o cenário ideal para a equipe sob o comando do treinador


ge

Publicada em: 04/10/2021 09:29:59 - Atualizado

Dois gols em nove minutos, domínio da partida, recuo para dosar energias e jogo decidido num contra-ataque mortal. Assim pode ser resumido o primeiro tempo do Flamengo contra o Athletico-PR, uma combinação de estilos que significa praticamente o mundo ideal do que se pode esperar da equipe comandada por Renato Gaúcho.

O próprio treinador, em entrevista coletiva após a vitória por 3 a 0, enalteceu a forma como o time jogou o primeiro tempo.

- O sonho do treinador é que a equipe possa jogar sempre dessa forma do primeiro tempo, mas é impossível pelo ritmo. Fiquei muito feliz, treinamos para isso no dia a dia, mas é difícil manter o ritmo durante os 90 minutos. Fizemos tudo certinho do jeito que programamos, do jeito que passei na preleção, e conseguimos a vantagem no início do jogo.

O Flamengo de Renato não faz tanta questão de controlar completamente a posse de bola e o jogo. Gosta de aproveitar os espaços que o adversário dá. Esta mudança de comportamento precisa ser acompanhada pela expectativa.

Não dá para esperar do time atual a soberania territorial de outros tempos - no cenário atual, o modelo a ser perseguido é muito parecido com o que a equipe fez nos primeiros 45 minutos do Maracanã.

A importância de Filipe Luis e Andreas

Fazer dois gols em nove minutos destrava qualquer partida, mas, mais do que isso, a postura do Flamengo foi animadora. O time se apossou do campo de ataque, encurralou o Athletico mesmo após os dois gols e cortava qualquer tentativa de contra-ataque.

Foram 30 minutos de domínio absoluto, sob a batuta de um Filipe Luis cada vez mais vital na organização desde a defesa e de um Andreas a cada dia mais confortável no Flamengo. O Flamengo inicia suas jogadas a partir dos dois e, assim, permite que o quarteto ofensivo seja utilizado em sua máxima capacidade.

Repare: todos os quatro craques ofensivos rubro-negros participaram de pelo menos um gol no domingo. Everton Ribeiro e Bruno Henrique balançaram as redes, enquanto Gabigol e Arrascaeta apareceram com assistências.


Fale conosco