• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Vasco da Gama pode ser vendido após avançar na criação da SAF

Clube inicia conversa com investidores, mas ainda não tem modelo definido.


ge

Publicada em: 21/01/2022 11:21:18 - Atualizado

Em meio a um processo avançado para elaboração do modelo da SAF, o Vasco transmitiu um debate, nesta sexta, com algumas perguntas de jornalistas, sobre o assunto. O vice-geral Roberto Duque Estrada e o VP Jurídico Zeca Bulhões esclareceram alguns pontos sobre os rumos do projeto e falaram sobre os próximos passos.

Durante o debate, eles deixaram aberta a possibilidade de o futebol ser negociado com investidores, se assim decidirem os sócios. No início do processo a ideia era que o clube mantivesse 100% do controle.

- Cabe aos sócios do clube decidir o modelo e a forma de financiamento da atividade. A SAF gera muitas oportunidades livres de dívidas, que serão organizadas para pagamento de forma organizada. Vai assegurar o pagamento das dívidas. O futebol requer muito dinheiro. O modelo jurídico do clube tem que estar preparado para suportar esses custos. Particularmente, vejo com bons olhos esse movimento de profissionalização dos clubes. Isso facilitaria a criação de uma liga. Como torcedor vascaíno, lembro muito bem que a última vez que o Vasco se abriu a investimento externo ganhou a Libertadores, o Brasileiro, a Copa Mercosul e o Carioca. Isso mostra que o investimento externo pode trazer vantagem para todos os envolvidos - disse o VP Jurídico Zeca Bulhões.

O vice-geral Roberto Duque Estrada revelou que os estudos estão avançados e que o Vasco está iniciando uma fase de conversas com investidores. Ele defendeu a criação da SAF e disse que o clube não pode ficar para trás nesse momento de mudanças no cenário futebol brasileiro.

- Os estudos foram iniciados, estão em fase de conclusões e estamos conversando com a segunda etapa que é a conversa com interlocutores, possíveis investidores. Estamos em um momento que não podemos deixar para trás a modernidade. A SAF é uma nova página na história do futebol brasileiro. Ela veio para ficar. Ela permite que ela destaque do patrimônio do clube tudo. Posso ter uma SAF 100% do Vasco, uma SAF com investidores minoritários e uma SAF com investidores majoritários. Tudo depende do modelo adotado - frisou Duque.

- A gente quer voltar a ganhar títulos. Para isso, temos que montar times com melhor recurso financeiros e a melhor maneira para isso, não tenho dúvidas, é estabelecendo essa Sociedade Anônima de Futebol - disse Duque Estrada.


Fale conosco