• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Corinthians pula para a ponta com triunfo sobre lanterna e torce contra o Santos

Time alvinegro precisa que rival da Baixada não vença São Paulo para fechar rodada na liderança


cnn

Publicada em: 02/05/2022 10:31:07 - Atualizado

O Corinthians está de volta à liderança do Campeonato Brasileiro. Após perdê-la depois de sofrer uma dura derrota para o Palmeiras na semana passada, retomou essa condição ao superar o lanterna Fortaleza por 1 a 0, neste domingo (1º), em casa, pela quarta rodada. Assim, chegou aos 9 pontos em 12 disputados.

A vitória levou o Corinthians a ultrapassar o Red Bull Bragantino e o Atlético-MG, ambos com 8 e que atuaram no sábado (30). A liderança, no entanto, pode voltar a mudar de mãos nesta segunda-feira (2). Afinal, o Santos, hoje com 7 pontos, vai visitar o São Paulo, no encerramento da quarta rodada. E se vencer o clássico no Morumbi, retomará a primeira colocação –neste momento está em 4º lugar.

Também neste domingo, o Coritiba subiu na tabela ao vencer o Fluminense por 3 a 2, em casa, atingindo a 5ª colocação, com 7 pontos. O destaque foi Léo Gamalho, que marcou duas vezes e se igualou ao são-paulino Calleri na artilharia do Brasileirão, ambos com 4 gols.

O domingo também teve dois empates. Internacional e Avaí não saíram do 0 a 0 no Beira-Rio e estão com os mesmos 7 pontos do Coritiba e do 6º, Cuiabá, ocupando o 7º e o 8º lugares, respectivamente. Já Botafogo e Juventude seguem na parte de baixo da classificação após empatarem por 1 a 1, no Rio.

Gol contra garante vitória corintiana

Com um gol contra de Matheus Jussa, o Corinthians superou o Fortaleza por 1 a 0, na Neo Química Arena. O resultado mantém a equipe cearense como a única a ainda não ter pontuado no Brasileirão, mas com um jogo a menos, pois na rodada anterior estava decidindo o seu estadual –obteve o título. Já o time paulista segue com 100% de aproveitamento como mandante sob o comando de Vítor Pereira, agora com 4 vitórias.

Acompanhado por 37.018 torcedores no estádio, o duelo teve dois tempos bem distintos. O primeiro foi dominado pelo Fortaleza, com o Corinthians tendo finalizado apenas uma vez. O time ainda perdeu Paulinho, lesionado, com o técnico fazendo uma mudança pouco usual no intervalo, trocando Renato Augusto, em tarde ruim, pelo zagueiro Raul Gustavo, o que alterou o esquema tático para o 3-4-3.

Logo aos 7 minutos, após cobrança de escanteio, Maycon cruzou e Jussa cabeceou contra a própria meta. A partir daí, o Corinthians foi superior. Só não marcou pela segunda vez porque Max Walef fez defesa espetacular após cabeceio de Gil. Mas foi suficiente para colocar o time na ponta do Brasileirão.

Coritiba sobe com grande virada

Em um jogo muito movimentado no Couto Pereira, o Coritiba chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas venceu o Fluminense por 3 a 2, com todos os seus gols marcados no segundo tempo. Léo Gamalho fez 2, assim como Paulo Henrique Ganso. E Andrey anotou outro gol.

O resultado representa a segunda reação consecutiva do time, que na rodada anterior arrancou uma igualdade em 2 a 2 com o Atlético-MG após também estar perdendo por 2 a 0. O Fluminense é apenas o 14º colocado, com 4 pontos, e foi dirigido interinamente por Marcão. Mas já definiu Fernando Diniz como substituto de Abel Braga.

O duelo atraiu 24.622 torcedores ao Couto Pereira, que recebeu uma bela festa nas arquibancadas, mas também cenas lamentáveis, com rojões sendo disparados entre as torcidas. Dentro de campo, o primeiro tempo foi de Ganso. Ele abriu o placar aos 19 minutos, em disparo de fora da área, contando com a falha do goleiro Alex Muralha, e marcou o segundo aos 36, completando cruzamento de Luiz Henrique. Na disputa para cabecear a bola às redes, perdeu o pedaço de um dente.

O Coritiba voltou para a etapa final com Léo Gamalho e reagiu. Ele sofreu pênalti de André, que foi expulso, e converteu a cobrança aos 6 minutos. Aos 16, após bate-rebate na grande área, Andrey chutou cruzado para empatar. Nos acréscimos, aos 49, Fabrício Daniel deu passe para Léo Gamalho empurrar a bola às redes: 3 a 2 para o Coxa.


Fale conosco