• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024

Encontro para debater nova lei dos direitos de crianças abusadas será debatida no MPRO

Estratégia para cumprimento de nova lei sobre direitos de crianças vítimas de violência será debatida


Rondonoticias - Ascom MPRO

Publicada em: 08/05/2018 17:19:48 - Atualizado


RONDÔNIA - ‘A Estratégia para a Escuta de Crianças e Adolescentes Vítimas’ será o tema de encontro a ser realizado pelo Ministério Público de Rondônia, no dia 17 de maio, das 8h às 12h, no auditório da Instituição, em Porto Velho. O evento marcará o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cuja data referência é 18 de maio.

Sob a coordenação do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOP-Infância), a atividade abordará a Lei Federal nº 13.431, que trata dos direitos das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A norma prevê, entre outros pontos, que o depoimento seja prestado, sempre que possível, apenas uma vez na Justiça, e por meio de técnica própria, com acompanhamento de profissional especializado em sala separada e sem contato com o acusado. Um dos objetivos é evitar que a vítima tenha que relatar diversas vezes o fato, revivendo o sofrimento.

Durante a programação, o Promotor de Justiça da Infância, Alan Castiel Barbosa, falará sobre a ‘Aplicabilidade da Lei de Escuta de Crianças e Adolescentes’. Em seguida, os Integrantes do Poder Judiciário, José Jorge Ribeiro da Luz (Corregedor-Geral de Justiça) e Sandra Nascimento (Juizado da Infância), farão uma apresentação sobre as ‘Estratégias para a Aplicabilidade da Lei’.

Está prevista, para o final do evento, a assinatura do Termo de Cooperação Institucional para Aplicação da Lei de Escuta de Crianças e Adolescentes, por integrantes do Ministério Público de Rondônia; Comitê Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Estado e Município.


Fale conosco