• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 13 de setembro de 2025

Cuidados que devem ser tomados durante onda de calor em Rondônia

De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia uma nova onda de calor está se espalhando por todo o brasil, algumas regiões do país vão registrar mais de 40°.


Rondonoticias

Publicada em: 25/09/2023 17:11:54 - Atualizado


RONDÔNIA - A expressão um sol para cada um, nunca foi tão usada como agora, já que a nova onda de calor está marcando nos termômetros de Rondônia quase 40°, para se refrescar vale de tudo.

De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia uma nova onda de calor está se espalhando por todo o brasil, algumas regiões do país vão registrar mais de 40°. Por isso é fundamental permanecer em alerta e tomar medidas de precaução para garantir a nossa segurança e bem-estar durante este período.

O médico Dr. Fábio Rocha, fez alguns alerta e deu dicas de como enfrentar e se proteger desse intenso calor

“As dicas mais importantes são beber água regularmente ao longo do dia mesmo que não esteja com sede, o ideal é beber no mínimo 2,5 litros de água por dia, outra maneira é usar protetor solar é recomendado que sejam usados fator 30 ou acima” Disse Fábio.

É importante usar roupas adequadas, óculos de sol, evitar sair nos horários com sol mais forte, comer comidas leves, como frutas e inserir bastante liquido.

A exposição excessiva ao sol sem proteção adequada pode levar a várias doenças e condições dermatológicas como; insolação, queimaduras, envelhecimento precoce, câncer de pele, e desenvolvimento de sardas e manchas.

“ Nesta época é altamente necessário ter cuidados redobrados com a pele, se sentir alguma complicação procurar imediatamente um hospital.

Os sintomas são o excesso de transpiração, palidez ou pele fria, fraqueza, tontura e dor de cabeça.

Outros sintomas são a pele avermelhada, quente e seca (sem transpiração), pulso rápido e forte, dor de cabeça latejante, tontura, náusea ou vômito, confusão mental, perda de consciência, câimbras e desmaios.

O profissional enfatizou a importância de manter se hidratado. Fábio concluiu, reforçando que o calor intenso pode apresentar risco a saúde, mas com cuidados podemos enfrenta ló com segurança.


Fale conosco