• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 13 de setembro de 2025

Apesar da onde calor, começa o ciclo da desova das tartarugas no Vale do Guaporé

Zeca Lula, coordenador do Projeto Quelônios da Eco Vale informa que, nestes 30 anos que está no projeto, nunca viu coisa igual.


Rosinaldo Machado

Publicada em: 29/09/2023 11:02:13 - Atualizado

COSTA MARQUES (RO) – Após uma longa e angustiante espera, finalmente na madrugada de quinta feira, 28, os quelonios subiram às praias na região da EcoVale. De repente, foi como se fosse um terremoto: centenas, talvez milhares, de tartarugas invadiram todos os espaços possíveis e começaram e deram início do ciclo da desova.

A ONG Eco Vale que monitora a desova dos quelônios (tartarugas, tracajá e matamatá) desde os anos 1990 manifestou preocupação com, uma possível alteração no comportamento destes animais em relação aos anos anteriores.

Ao amanhecer de quinta-feira, percebe-se que são milhares de Tracajás e Tartarugas que estão brigando por um espaço pra desovar.

Um Espetáculo da Natureza indescritível e emocionante.

Zeca Lula, coordenador do Projeto Quelônios da Eco Vale informa que, nestes 30 anos que está no projeto, nunca viu coisa igual.




Fale conosco