Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de setembro de 2025
PORTO VELHO - RO - A Enfermagem, maior categoria profissional do Brasil, com mais de 700 mil membros atuando em todas as cidades, distritos, vilas, comunidades ribeirinhas, áreas indígenas e locais remotos e de difícil acesso no Brasil inteiro, estão mobilizados para a eleição que vai escolher os novos dirigentes dos Conselhos Regionais (nos Estados) e do Conselho Federal de Enfermagem, que acontece neste domingo, 01, em todas a unidades da Federação e também em Brasília.
Nesse ano os Sistema Corens- Cofen completa seu cinquentenário de lutas em defesa da categoria, sendo a mais destacada delas a implantação do PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM, que durou 30 anos e finalmente foi apresentada, debatida, votada, aprovada e promulgada, inclusive já sendo pago em diversos estados e municípios.
A eleição nos 27 Conselhos Regionais serve como base referencial para a eleição do Conselho Federal, um pleito indireto onde a diretoria é escolhida através de um colégio eleitoral formado pelos 27 delegados representando os Conselhos Regionais.
Em Rondônia o COREN tem chapa única, apoiada pelo atual presidente, Manoel Neri, que inclusive já presidiu o Conselho Federal e foi o responsável por importantes e determinantes pautas que resultaram em grandes conquistas para a categoria. “A luta da Enfermagem vai muito além do Piso, que é o foco do momento. Temos pautas importantes pra de defender na questão de direitos, de condições de trabalho, de igualdade e de respeito nos ambientes de trabalho.
A Enfermagem é a viga mestre que sustenta o sistema SUS e precisa de respeito, condições de trabalho e segurança jurídica, também no setor privado” disse MANOEL NERI, frisando a importância do voto de cada um dos profissionais.