Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de setembro de 2025
PORTO VELHO, RO - Um levantamento produzido pelo instituto Aliança Bike, que cruzou dados obtidos pela Lei da Transparência entre todas as prefeituras das capitais brasileiras revelou que o morador de Porto Velho (RO) possui apenas 23,5 quilômetros de ciclovias ou ciclofaixa para se locomover de bicicleta dentro do perímetro urbano do município.
Em ranking listado todas as capitais, Porto Velho é a penúltima cidade em extensão cicloviária no país, ficando apenas atrás de Macapá, capital do estado do Amapá.
O que mais chama atenção é que Porto Velho é uma cidade com dimensões urbanas ainda reduzidas, sendo fácil reverter essa questão, já que ciclovias e ciclofaixas podem ser instaladas nas principais vias do município, porém é necessário vontade do poder público e conscientização da sociedade.
A quase inexistente malha cicloviária de Porto Velho é fator primordial para causa de graves acidentes envolvendo a disputa de espaço entre carros e bicicletas. Além dos perigos no trânsito, a ausência de ciclovias também desmotiva a comunidade a utilizar meios alternativos de transporte.
Confira ranking: